AGP GUINÉE : UNE DÉLÉGATION DE RIO TINTO SIMFER PRÉSENTE L’ÉTAT D’AVANCEMENT DU MÉGA PROJET MINIER ANP Tillabéri : 12.202 candidats de la Région affrontent les épreuves du Brevet sportif ANP Dosso : 16.369 candidats de la région affrontent les épreuves physique et sportive du BEPC ANG UEMOA/ Ministro das Finanças reitera determinação do Governo de cumprir recomendações da inspeção anual, edição 2023 MAP Une délégation de la Fondation Mohammed VI des Ouléma africains reçue au Palais présidentiel à Port-Louis AIP Le 15e Sommet islamique de l’OCI salue les résultats du forum sur le rôle des médias dans l’incitation à la haine et à la violence AIP L’EPP Akoupé résidentiel vainqueur de la 2è édition du jeu-concours « Génies en herbe » MAP La FIFA lance un classement mondial de futsal, le Maroc pointe au 6è rang MAP Des milliers d’emplois menacés par la décision de Shell de quitter l’Afrique du Sud (syndicat) MAP La présidente du Corporate Council on Africa souligne le fort potentiel du Maroc en matière de commerce et d’investissement

São Vicente: Governo trabalha projecto do futuro Campus da Saúde – ministro


  18 Janvier      31        Société (45230),

 

Mindelo, 18 Jan (Inforpress) – O ministro da Saúde disse, no Mindelo, que está a trabalhar com o Ministério da Educação, a Direcção do Ensino Superior, a Universidade de Cabo Verde e as ordens profissionais no projecto do Campus da Saúde.

Arlindo do Rosário falava no acto da comemoração do Dia do Médico Cabo-verdiano e dos 23 anos da criação da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, que aconteceu no domingo, 17, num dos hotéis de São Vicente.

O ministro avançou que o futuro Campus da Saúde incluirá a formação nas áreas da enfermagem, saúde pública e medicina, na sua integralidade, e outras áreas da saúde de “grande necessidade” em Cabo Verde.

“Passaremos a ser capazes de formar e treinar os nossos próprios médicos, no mesmo contexto em que futuramente serão integrados, gerando assim um ecossistema de saúde mais equilibrado, interactivo e sustentável”, explicou Arlindo do Rosário, para quem esta foi uma das expectativas com que iniciou o ano de 2021.

O governante informou ainda que está a trabalhar com a Ordem dos Médicos e com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) na operacionalização, junto dos hospitais e centros de saúde, do último ano do curso de medicina geral e integral, ou seja o sexto ano que será realizado em Cabo Verde.

“Vamos receber e ajudar a concluir a licenciatura, a primeira geração de estudantes de medicina cuja formação tem um cunho nacional”, adiantou.

As outras expectativas para o ano de 2021, revelou o ministro, serão a abertura de concursos para a formação especializada no País e no exterior, em conformidade com o plano estratégico de recursos humanos para a saúde.

Além disso, Arlindo do Rosário mostrou-se “expectante” por ver promulgada, pelo Presidente da República, a proposta de alteração do decreto-lei sobre o estatuto da carreira médica.

O diploma, explicou, permitirá que os médicos que regressam ao País, após especialização, sejam devidamente enquadrados na carreira como especialistas.

“Com esta medida, o Governo pretende dar o devido reconhecimento aos que completando uma formação especializada possam contribuir sem restrições na sua área de especialização e ser-lhes reconhecido este estatuto, quer em termos legais, de progressão de carreira, como também em termos remuneratórios”, clarificou.

Para o ministro da Saúde, esta será também uma forma “legítima e justa” de fixar mais profissionais especialistas no sistema nacional de saúde.

CD/AA

Dans la même catégorie