MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

São Vicente: Primeiro-ministro exorta participação de parceiros na gestão da “crise” para se obter “melhores resultados”


  22 Juillet      34        Economie (21055),

 

Mindelo, 21 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apelou hoje, no Mindelo,  aos parceiros sociais para ajudarem o Governo a ultrapassar a crise e a situação de emergência social com vista a se obter “melhores resultados”.
O chefe do executivo, que falava hoje, no Mindelo, na abertura do segundo fórum nacional “Emergência de uma frente comum para enfrentar e vencer as crises”, fez primeiramente uma retrospectiva à situação vivida no começo da pandemia e de seguida às consequências da guerra na Ucrânia e também às mudanças climáticas.
E é nesse contexto que, segundo a mesma fonte, o Governo declarou a situação de emergência social e económica e que deriva de algo que, ajuntou, “a sua sensibilização e compreensão não estão muito claras”.
Daí, assegurou Ulisses Correia e Silva, um dos objectivos do fórum é estimular a sensibilização social para um “problema grave”, que “atinge a economia, atinge a vida das pessoas”.
“Essa sensibilização permite acomodar comportamentos, acomodar atitudes e compreender prioridades”, considerou a mesma fonte, adiantando não compreender como num momento como este se esteja a pedir aumento salarial e com “ameaças de greve”.
O primeiro-ministro lembrou as medidas levadas a cabo pelo Governo para enfrentar o estado de emergência, orçados em cerca de oito milhões de euros até Dezembro, mobilizados junto de parceiros internacionais.
“Mas, se não houver compreensão da situação não se valorizam as medidas e o esforço social”, reiterou, apelando ao comprometimento das instituições, inclusive a comunicação social, para tal compreensão.
Ulisses Correia e Silva lembrou que “há ainda a ideia de que o Estado é ponto de partida e o ponto de chegada para tudo”, mas, afiançou, “isso não é verdade”.
“Se não houver essa compreensão de que a sociedade, o indivíduo, a família, as organizações sociais são importantes e também têm responsabilidades torna-se difícil dar respostas”, criticou, adiantando que o “tudo junto” que funcionou durante a pandemia deve ser agora posto em prática.
Entretanto, o chefe do Governo acredita que após a crise as coisas vão melhorar a nível global, mas, neste momento, asseverou, conta com a “participação e foco” de todos para dar “melhores respostas”.
O evento, que decorre até o início da tarde de hoje, na Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde, no Mindelo, divide-se entre dois painéis,  “A responsabilidade do indivíduo na família e na comunidade” e a “Problemática da utilização de substâncias psicoactivas: da prevenção aos cuidados e reinserção”.
Esses temas estão divididos em sub-temas, tendo como oradores o bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, o director Académico do Seminário Nazareno de Cabo Verde, Oziel Morais, o frei Silvino Bennetti e ainda psicólogos e sociólogos.
O primeiro fórum nacional abordando a emergência de frente comum para gestão de crises foi realizado a 12 de Julho último, na Cidade da Praia.

Dans la même catégorie