MAP Le bilan des réalisations de l’Agence Bayt Mal Al-Qods dépasse 13,8 millions de dollars pour la période 2019-2024 (rapport) APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / Clôture du 15ème Sommet de l’OCI avec l’adoption de la Déclaration de Banjul et la Résolution sur la Palestine MAP Sommet de l’OCI à Banjul : Forte affluence aux expositions de l’Agence Bayt Mal Al Qods MAP Niger: Des mines d’or temporairement fermées suite à la mort de plusieurs animaux APS SENEGAL-MONDE-DIPLOMATIE-MEDIAS / L’APS a signé une convention de partenariat avec le département Information de l’OCI APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Festival FFA : le film ‘’Goodby Julia’’ remporte le prix du meilleur long métrag APS SENEGAL-SOCIETE-GENRE / 50% des femmes victimes de VBG en milieu professionnel (étude) AIP Une quarantaine d’enfants prennent part à la compétition des jeux d’échec à l’ambassade de l’Inde en Côte d’Ivoire MAP Banjul: Le Sommet de l’OCI souligne l’importance stratégique de l’Initiative de SM le Roi pour les « États Africains Atlantiques » MAP Banjul : Le Sommet de l’OCI salue les initiatives du Maroc sur les plans régional et multilatéral

São Vicente: Sindep encontra-se com delegados sindicais para esclarecer aspectos do Estatuto Docente e pedir união da classe


  20 Février      20        Education (7147),

 

Mindelo, 20 Fev (Inforpress) – O líder do Sindicato Nacional dos Professores, em São Vicente, reuniu-se hoje com os delegados sindicais para esclarecer aspectos do Estatuto Docente e apelar à “união da classe” face às “acções de outro sindicato para desestabilizar os professores”.
Em declarações à imprensa, o líder do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), Nelson Cardoso, explicou que o encontro se enquadra nas acções do Sindep com os seus delegados sindicais.
Desta vez, avançou, o objectivo foi abordar questões “pertinentes”, nomeadamente, “a acção levada a cabo por um sindicato para desestabilizar a classe, criar insatisfação e, com isso, tirar algum proveito em termos de associados”.
O representante do Sindep em São Vicente acusa o outro sindicato dos professores de “falar mal” do Estatuto do Pessoal Docente, “sem o conhecer,” e de informar, “por ma fé, que “não há reclassificação, promoção e progressão na carreira”.
“Temos um estatuto que dá direitos e falar mal do estatuto é confundir o professor. Ainda mais quando se diz que não há reclassificação, progressão e promoção na carreira. Isso tudo não corresponde à verdade e é grave porque o professor já está insatisfeito por causa das suas questões pendentes com o Ministério da Educação”, exemplificou.
Conforme Nelson Cardoso, o estatuto foi publicado em Dezembro de 2015, e “se hoje os professores ainda não sentiram todos os ganhos é porque o Ministério da Educação não tem cumprido com as suas obrigações”.
“A reclassificação está nos pontos 33 e 34 do artigo 6º”, revelou o sindicalista para quem “a máxima do outro sindicato é dividir para reinar”. No seu entender, há sindicatos que vieram para “lutar contra outros sindicatos e a serviço do patronato”.
“Quem faz as reclassificações e publica os subsídios é o ministério e não o sindicato. O sindicato pressiona para resolver. Não posso substituir o ministério. Não posso vir cá dizer que nós já fizemos isso”, acrescentou Nelson Cardoso que também acusa o outro sindicato de utilizar o nome do ministério para atrair associados.
“Utilizam o nome do ministério e dizem, vem para o sindicato e nós conseguimos a sua transferência. Isso até com a conivência do próprio Ministério da Educação”, afirmou.
Mesmo assim, Nelson Cardoso defendeu que os sindicatos devem unir-se e exigir do Ministério da Educação que cumpra os acordos e compromissos e, principalmente, que implemente na íntegra o Estatuto do Pessoal Docente.
Por isso, “desafiou” o sindicato “a juntar-se ao Sindep para defender os interesses dos professores”.
CD/ZS
Inforpress/fim

Dans la même catégorie