AIP Les médias maliens en crise face aux coupures d’électricité AIP Football : Manchester City remporte le titre de champion d’Angleterre après sa victoire sur West Ham (3-1) AIP Le PCCET lance un programme pour développer l’écosystème des startups en Côte d’Ivoire APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Tournoi féminin UFOA U20 : le Sénégal s’impose d’entrée face à la Gambie APS SENEGAL-CULTURE / Bakary Sarr : “l’Etat doit davantage accompagner les industries créatives” APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Plaidoyer pour l’intégration de l’apiculture dans les pratiques agro-écologiques ANP Niamey : Le Premier Ministre reçoit les rapports sur les incidences des sanctions de la CEDEAO et de l’UEMOA sur le secteur privé APS SENEGAL-MUSIQUE / Idriss Benjelloun veut imprimer “une autre vision” au festival de jazz de Saint-Louis MAP Coup d’envoi à Rabat de la semaine de promotion économique du Burundi au Maroc MAP Niger: Une délégation du FMI en visite à Niamey

Tarrafal de Santiago: Museu da Resistência encerrado para obras durante oito meses


  4 Mars      20        Arts & Cultures (3151),

 

Tarrafal, 04 Mar (Inforpress) – O Museu da Resistência – ex-Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago – vai estar encerrado ao público a partir do dia 09 de Março e durante os próximos oito meses para obras de reabilitação.
A informação foi avançada pelo Instituto do Património Cultural (IPC), em comunicado, lembrando que este encerramento vem na sequência do acto da assinatura de consignação e descerramento da placa, no passado dia 27 de Fevereiro que marcou o arranque das obras.
“Assim, e em face à necessidade de garantir o normal desenvolvimento dos trabalhos e preservar a segurança dos visitantes, o IPC, cumpre o dever de comunicar o encerramento do Museu da Resistência – ex-Campo de Concentração do Tarrafal durante o período da intervenção, prevista para oito meses”, lê-se na nota.
Aquando da assinatura de consignação da obra e descerramento da placa para a reabilitação do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas garantira que as intervenções vão cumprir a “autenticidade e a integridade” do espaço para a sua consagração ao Património da Humanidade da UNESCO.
“A ideia é recuperar toda a parte construída, recuperar a autenticidade do sítio histórico e de memória e a seguir lançar o projecto museológico, orçado em 22 mil contos. E que vai estar intimamente ligado ao dossier da candidatura que vamos entregar na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”, afirmou na ocasião Abraão Vicente.
Essas intervenções, segundo o governante visam cumprir o primeiro critério para que o ex-Campo de Concentração possa vir a ser Património da Humanidade da UNESCO, referindo-se à autenticidade do espaço.
“A nossa pretensão de candidatar Campo de Concentração do Tarrafal ao património da humanidade não é apenas uma questão de vaidade (…). Essa candidatura não é para celebrar um drama e fim de muitos seres humanos que estão ali enterrados, mas é para mostrar como é que um povo pequeno como Cabo Verde pode transformar um elemento dramático num momento de orgulho (…)”, vincou o titular da pasta da Cultura.
O projecto de reabilitação deste património, orçado em cerca de 23 mil contos, está enquadrado no Eixo IV do Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), coordenado pelo Ministério das Infra-estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.

Dans la même catégorie