MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Administração da TACV admite retoma dos voos da companhia cabo-verdiana ainda este mês


  16 Décembre      22        Politics (18679),

   

Praia, 16 Dez (Inforpress) – A presidente do conselho de administração da TACV, Sara Pires, anunciou esta quarta-feira que a transportadora aérea nacional volta a voar ainda este mês, sendo Lisboa (Portugal) o destino desta retoma com um aparelho Boeing-757-200.
Segundo aquela responsável, neste momento, a Cabo Verde Airlines já está certificada pela Agência de Aviação Civil (AAC), pelo que está autorizada a retomar os voos.
Reconheceu que a recuperação do certificado de operador aéreo foi fruto de um “árduo trabalho” encetado pelos técnicos da TACV e da AAC.
Em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), Sara Pires garantiu que, inicialmente, a TACV vai operar com um aparelho em regime de wet leasing, o que significa que o proprietário do avião garante a tripulação, assim como o seguro do equipamento.
Entretanto, prevê, provavelmente, em Março, que a TACV operará com um aparelho em que toda a tripulação é cabo-verdiana.
Admitiu, por outro lado, que a TACV possa vir a optar por um outro aparelho da Boeing, tendo em conta, justificou que o B-757-200 já está “obsoleto”, em termos dos custos operacionais.
“Estamos a trabalhar para que os cabo-verdianos possam ter uma prenda ainda neste mês de Dezembro”, prometeu Sara Pires sem precisar se esta prenda será antes do Natal.
Os voos, segundo Sara Pires, vão ser retomados a partir da Cidade da Praia e, gradualmente, serão alargados para outros destinos.
Em Março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da TACV por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).
Entretanto, no início do mês de Julho deste ano a TACV adquiriu o nome comercial de Cabo Verde Airlines (CVA), voltou ao controlo do Estado por decisão do governo e em meados de Agosto a assembleia-geral elegeu o novo conselho de administração, liderado por Sara Pires.

Dans la même catégorie