MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

ANP espera que OGE/2022 seja executado para resolver problemas que afetam o país


  5 Janvier      49        Economy (15128),

   

ANP espera que OGE/2022 seja executado para resolver problemas que afetam o país

Bissau, 05 Jan 22 (ANG) – A 2ª vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) deseja que o Orçamento Geral do Estado(OGE) para o ano económico 2022 seja executado para resolver os problemas que afetam o país.

O desejo de Adja Satú Camará Pinto foi revelado hoje na cerimónia de cumprimentos de novo ano ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Satú Camará informou que durante a aprovação final e global do OGE/2022, a mesa de ANP defendeu o reforço de verbas para o setor privado, saúde e educação no sentido de garantir a paz social, sobretudo nos sectores da saúde e educação.

Pediu ao Presidente da República para usar a sua influência para a realização desse desejo.

“Enquanto Presidente da República, tem uma elevada responsabilidade nessa matéria. A vossa atuação deve servir de guia para todos os titulares de órgãos de soberania e para toda a sociedade”, disse Satú Camará.

Na ocasião, desejou ao Presidente da República, saúde e visão para conduzir o país rumo à estabilidade, desenvolvimento e que haja entendimento entre órgãos de soberania.

O OGE/2022 é estimado no valor de cerca de 246 mil milhões de francos e regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa.

Por sua vez, o chefe de Estado,Umaro Sissoco Embaló disse esperar que a Xª Legislatura da ANP contribua, cada vez mais, para se prevenir da radicalização política no seu seio e que promova “debates serenos” sobre questões de intersse nacional, e não cair na agitação política.

“Os guineenses precisam de apaziguamento social, não precisam do agravamento de tensões sociais e muito menos de fraturas políticas”, referiu Embaló.

O Presidente da República ainda destacou que na Guiné-Bissau, a liberdade de expressão e de imprensa constituem um direito adquirido e inquestionável e que deve ser usado com responsabilidade, respeitando as instituições da República, a honra e bom nome das pessoas e a própria Deontologia dos profissionais da comunicação social.

Acrescentou que a classe jornalística tem um papel importante a desempenhar na consolidação da paz civil no país.

O Chefe do Estado disse que a Guiné-Bissau conseguiu, no ano findo, reerguer a sua imagem no concerto das Nações deixando de ser aquele país que vivia de políticas cíclicas e que por isso mesmo se sujeitava ao acompanhamento permanente da comunidade internacional.

“O nosso país conseguiu reergueu-se e recuperou a sua autoestima, o respeito dos países amigos, as instituições internacionais”, salientou, apelando aos guineenses para continuarem a trabalhar para a promoção do bem comum.

Dans la même catégorie