GNA Office of the Registrar of Companies faces temporary connectivity challenge  GNA My government will empower women in fisheries sector – Dr Bawumia GNA All Regional Games to unearth Ghanaian talents without bias-Asamoah Gyan MAP FM Meets Brunei’s Second Minister of Foreign Affairs in Banjul MAP Morocco’s FM Holds Talks with Mauritanian Peer in Banjul MAP FM Bourita Meets Senegalese Minister of African Integration and Foreign Affairs in Banjul MAP 15th OIC Summit: Morocco Takes Part in FMs’ Meeting in Banjul MAP Moroccan, Malian FMs Hold Talks on Means to Boost Bilateral Ties MAP Moroccan FM Holds Talks with his Gabonese Counterpart in Banjul MAP Bourita Holds Talks with Nigerien FM in Banjul

Cultura/Maio Copé promete brindar o seu povo com um “Concerto de guinendade”


  10 Mars      75        Arts & Cultures (1938),

   

Bissau, 10 Mar 22 (ANG) – O veterano músico guineense Mário da Silva Monteiro vulgo (Maio Copé), que há 24 anos se encontrava no estrangeiro, concretamente em Portugal, prometeu hoje brindar os guineenses na próxima sexta-feira (11) com um concerto músical de “ guinendade”.

Copé disse que um dos motivos do seu silêncio, durantes vários anos, tem a ver com a falta de produtor que conhece bem o seu ritmo e estilo de trabalhar.
“Tenho a minha linha de cantar que nunca quis perder, somos aquela geração influenciada pelo estilo e ritmos nacionais, gumbé entre outros estilos que nos identificam”, sustentou o músico.

O mais recente álbum do músico foi gravado em 2018 e 2019, sob o título “No na Riba Terra”, e estava previsto que o lançamento do álbum fosse feito em Bissau.

De acordo com o cantor, a ideia não se concretizou devido ao início da Pandemia da Covid-19, que na altura fez furor em toda a parte do mundo.

“O importante digo que estou bastante feliz por poder estar aqui hoje para matar saudades, e poder cantar para o meu povo. Fiz um álbum pensando no meu país, e os conteúdos que eu trouxe, mexem com a minha identidade e com a identidade dos meus conterrâneos, porque a sua mensagem sensibiliza a sociedade em geral”, declarou.

Maio Copé dirigiu-se aos músicos da nova-geração aconselhando-os para respeitarem as suas identidades culturais nas canções que produzem.

O Administrador da Empresa musical “Biombo Produções”, que investiu para a vinda do músico, Faustino Antigo Gomes vulgo (Djef-Biombo), disse que o concerto que estão a prever terá grande suporte, e que a primeira preocupação da comissão organizadora é de garantir segurança para todos.

“Para o concerto de amanhã já temos cerca de 200 militares que irão se juntar à alguns polícias para assegurar o esperado Show de Maio Copé”, disse Djef-Biombo.

Para Manecas Costa, um dos produtores do álbum “Nona Riba Terra”, Maio Copé é um músico do povo, e vai apresentar um trabalho “muito bem pensado”, cujo o consumo foi bastante positivo na Guiuné-Bissau e noutros países dos Palops.

O Músico e compositor Manecas Costa realça ainda que, ele e Maio Copé, pretendem no futuro criar um projecto de apoio aos novos valores, através de aulas de música e teatro, nas diferentes escolas do país, para ensinar os mais novos.

Para o bem da cultura guineense, Manecas Costa apela aos intervenientes no setor a apostarem nos músicos nacionais.

Dans la même catégorie