MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Dia Mundial da Língua Materna assinalado esta segunda-feira com várias actividades


  21 Février      54        Society (33431),

   

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – O Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional, promove esta segunda-feira, 21, um leque de actividades para assinalar o Dia Mundial da Língua Materna e promover acções de valorização da língua cabo-verdiana.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, o evento será realizado pelo Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), pelo Instituto do Património Cultural (IPC) e pelo Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e em parceria com a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) e a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL).
Conforme o comunicado, a efeméride será celebrada com a realização de uma exposição e venda de obras produzidas na língua materna, concurso de leitura e conversa aberta sobre a relevância da Língua Cabo-verdiana.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente em 21 de Fevereiro em todo o planeta.
Criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 17 de Novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objectivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.
Além disso, esta data também convida a todos os países membros da UNESCO e suas matrizes a reflectirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.
A ideia para proclamar um dia dedicado à língua materna surgiu a partir do Dia do Movimento da Língua, criado em 1952 e celebrado desde então em Bangladesh.
Um grupo de estudantes organizou uma campanha para incluir o bengalês como uma das línguas oficiais do Paquistão, em 21 de Fevereiro de 1952. No entanto, acabaram sendo todos assassinados por forças policiais, que atearam fogo em seus corpos.
Este movimento em prol da inclusão do bengalês começou quando Muhammad Ali Jinnah, general paquistanês, declarou que o idioma Urdu passaria a valer como língua oficial tanto no Paquistão do Oeste, como no Leste.

Dans la même catégorie