GNA Office of the Registrar of Companies faces temporary connectivity challenge  GNA My government will empower women in fisheries sector – Dr Bawumia GNA All Regional Games to unearth Ghanaian talents without bias-Asamoah Gyan MAP FM Meets Brunei’s Second Minister of Foreign Affairs in Banjul MAP Morocco’s FM Holds Talks with Mauritanian Peer in Banjul MAP FM Bourita Meets Senegalese Minister of African Integration and Foreign Affairs in Banjul MAP 15th OIC Summit: Morocco Takes Part in FMs’ Meeting in Banjul MAP Moroccan, Malian FMs Hold Talks on Means to Boost Bilateral Ties MAP Moroccan FM Holds Talks with his Gabonese Counterpart in Banjul MAP Bourita Holds Talks with Nigerien FM in Banjul

Fogo: Centro Cultural Armand Montrond será transformado num centro de artes e ofícios contemporâneos


  17 Août      42        Arts & Cultures (1938),

   

São Filipe, 17 Ago (Inforpress) – A Câmara municipal de São Filipe pretende transformar o centro cultural, Armand Montrond num centro cultural de artes e ofícios contemporâneos para potenciar o ensino e o resgate da história e cultura da ilha.

O centro cultural está abandonado e com a sua transformação a autarquia está a pensar em outras ambições para o município e a própria ilha, que passa pela instalação de núcleos de gravação dos artistas e das sonoridades da ilha.

É nesta perspectiva que o presidente da câmara, Nuías Silva, e a vereadora da Cultura, Lia Barbosa, reuniram-se na semana passada, através das tecnologias de informação, com o director da escola de música Zumix, Corey de Pina, e com Ângelo Barbosa, ambos residentes nos Estados Unidos da América.

O encontro serviu para partilhar o projecto da escola Zumix, intitulado “Fogo Project”, que consiste na angariação de instrumentos musicais e fundos para a montagem de escolas de música no município de São Filipe.

Segundo anunciou na sua página, a autarquia de São Filipe referiu que até este momento a Zumix já arrecadou mais de 200 instrumentos musicais, entre novos e usados, e cerca de dez mil dólares.

“A câmara tem a total abertura em colaborar com a escola Zumix, estando igualmente a trabalhar no projecto de reabilitação e transformação do centro cultural Armand Montrond num centro de artes e ofícios contemporâneos”, referiu na sua página.

O projecto do centro, com um total de 12 salas, um palco, backstage e um pátio com capacidade para receber cerca de duas mil pessoas, visa junto da escola de música Zumix equipar cinco salas, sendo quatro de músicas especializadas e uma sala para estúdio de gravação e rádio comunitário.

A reabilitação prevê ainda o apetrecho de salas para aulas de dança e teatro e espaços para as artes plásticas e o artesanato, isto tendo em conta que a ambição é colocar São Filipe como referência nacional no apoio aos agentes culturais.

No dizer do presidente da autarquia três frentes de actuação foram eleitas como prioridades, nomeadamente a educação cultural, a educação pela arte e a educação profissional em tecnologias de artes e ofícios, seja formal e informal.

O autarca afirmou que o município de São Filipe e a ilha do Fogo no seu todo tem uma das culturais mais ricas do país e que é necessário trabalhar para a criação de infra-estruturas culturais de qualidade e que sirvam de suporte aos agentes para dinamizar a indústria criativa e o turismo local.

Uma das alas do centro cultural Armand Montrond onde funcionava o antigo centro de juventude vai albergar a partir de hoje o Gabinete de Inclusão Social e Desenvolvimento Humano, libertando o espaço da antiga residência do presidente da câmara para a instalação da incubadora municipal para dar resposta a todo o potencial empreendedor da ilha.

Dans la même catégorie