GNA Rejuvenated Kotoko defeats Legon Cities in Kumasi GNA Azumah thrills boxing fans in an exhibition bout GNA Environmental NGO calls for responsible mining in cocoa growing areas GNA SML-GRA Contract: Insufficient evidence to prosecute government officials – Majority GNA IMF calls for tariff adjustment to spur energy sector cost recovery GNA Export-ready SMEs to benefit from CBI’s Ghana Dried Fruits Project GNA Automotive industry can be backbone of Ghana’s economy GNA Energy Minister describes power outages as ‘Dumsiesie’ GNA UN urges more private sector investment to accelerate Ghana’s SGDs achievement MAP U.S.-Africa Business Summit: Three Questions to President of Corporate Council on Africa

Louise Mushikiwabo nomeada nova secretária-geral da OIF


  12 Octobre      26        Migration (1217), Photos (3948), Politics (18689),

   

Bissau, 12 out 18 (ANG) – A ministra dos Negócios Estrangeiros do Ruanda,Louise Mushikiwabo foi esta sexta-feira nomeada secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia.
A ministra dos Negócios Estrangeiros do Ruanda foi nomeada por consenso em Erevan, Arménia.
A eleição de Louise Mushikiwabo à frente da Francofonia é o culminar de um longo caminho trilhado pela diplomacia ruandesa, que procura aumentar sua influência em África e no mundo.
A eleição da ministra dos Negócios Estrangeiros de 57 anos é, igualmente, uma vitória pessoal do chefe de Estado ruandês, Paul Kagame, que impôs a sua escolha a pares africanos e ao presidente francês Emmanuel Macron.
« Vim ruandesa e africana para Erevan, parto daqui francófona » foi a primeira reacção de Louise Mushikiwabo.
A nova secretária-geral da OIF lembrou que fez « a volta ao mundo em dois meses e meio » para ouvir todos os estados membros e sublinhou que agora vai ajustar a organização ao seu estilo para que a Francofonia passe a ter mais peso a nível mundial.
« Vou apenas adaptá-la [Organização Internacional da Francofonia] ligeiramente ao meu estilo com o vosso apoio. Desde o anúncio da minha candidatura pareceu-me importante de ir ao vosso encontro, dos membros da nossa organização. Fiz, como gosto de dizer, a volta ao mundo em dois meses e meio, para acolher as vossas ideias e expectativas. Era um procedimento crucial para mim na construção do nosso projecto comum. Acredito num secretariado-geral ao serviço dos estados-membros », disse.
Louise Mushikiwabo agradeceu igualmente o apoio da União Africana: « Estou grata pelo apoio unânime da União Africana. Quero, aqui, através do presidente da Comissão da União Africana, meu irmão e amigo, Moussa Faki Mahamat, enviar esta mensagem aos membros da União Africana francófona e não francófona pelo apoio que recebi desde Nouakchott [31ª Cimeira da União Africana em Nouakchott, Mauritânia].
« Num contexto de reforma e de grandes mudanças à escala do continente, África tomou uma posição decisiva na sua história: a unidade do continente à volta da minha candidatura é uma honra, mas acima de tudo é a prova de que juntos somos mais fortes » referiu. ANG/RFI

Dans la même catégorie