MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Presidente da República exalta a importância de a ONU se associar ao Movimento Cívico das Mulheres e Juventude da CEDEAO


  23 Novembre      25        Politics (18679),

   

Bissau, 23 Nov 21 (ANG) – O Presidente da República realçou hoje que associar-se ao Movimento CívIco das mulheres e juventude no espaço CEDEAO é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas porque “é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz e diálogo”.
O chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de abertura da conferência sobre Programa das Mulheres, Paz e Segurança, que decorre em Bissau,sob o tema, ʺDia Aberto Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança.
ʺAssociar a mulher e juventude ao Movimento CívIco das mulheres, que se estende até o Sahel, em prol da paz e segurança, é uma das iniciativas mais acertadas das Nações Unidas, porque é a mulher que melhor sabe enraizar, na famÍlia, a cultura de paz, do diálogo insubstituível, e uma cultura de compromisso indispensável à estabilidade das instituições e da sociedade em geral”, defendeu.
Disse que, pela juventude, é preciso conjugar o imperativo de se consolidar a paz e segurança dos países no espaço da CEDEAO até ao Sahel com a sensibilidade da mulher e a disponibilidade da juventude.
Para o representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas para África e Sahel, Mahamat Saleh Annadif , a contribuição das mulheres é essencial para a criação das sociedades resilientes e pacíficas sobre planeta sã.
Annadif reiterou que a promoção dos direitos e liberdades das mulheres e da juventude, em particular as que vivem nas zonas rurais das suas regiões, é uma prioridade para as Nações Unidas.
Para Jean Marie Quipela, coordenador do Sistema das Nações Unidas para Guiné-Bissau, a presença do Presidente Umaro Sissoco Embalo na cerimónia traduz o interesse que o Estado guineense atribui a promoção e a inclusão das mulheres e da juventude no desenvolvimento da sociedade guineense.
ʺHà cerca da duas decadas atrás o Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou uma resolução histórica que abordava o papel chave das mulheres na concepção da manutenção da paz no mundo”, salientou.
Afirmou que, esse acordo denominado 1325 refere-se ao impacto desproporcional da guerra nas mulheres, e reconhece o papel chave que a mulher tem no desenvolvimento da paz e segurança.
A conferência sobre género, mulheres, juventude, paz e segurança conta com a participação de 16 países membros da CEDEAO e Sahel.

Dans la même catégorie