GNA Office of the Registrar of Companies faces temporary connectivity challenge  GNA My government will empower women in fisheries sector – Dr Bawumia GNA All Regional Games to unearth Ghanaian talents without bias-Asamoah Gyan MAP FM Meets Brunei’s Second Minister of Foreign Affairs in Banjul MAP Morocco’s FM Holds Talks with Mauritanian Peer in Banjul MAP FM Bourita Meets Senegalese Minister of African Integration and Foreign Affairs in Banjul MAP 15th OIC Summit: Morocco Takes Part in FMs’ Meeting in Banjul MAP Moroccan, Malian FMs Hold Talks on Means to Boost Bilateral Ties MAP Moroccan FM Holds Talks with his Gabonese Counterpart in Banjul MAP Bourita Holds Talks with Nigerien FM in Banjul

Reitor da UniPiaget de Cabo Verde defende desenvolvimento de mais literacia informativa e mediática no país


  12 Novembre      28        Innovation (5637), Photos (3948), Society (33436),

   

Cidade da Praia, 12 Nov (Inforpress) – O reitor da Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget) de Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak, defendeu hoje a necessidade de se desenvolver “mais literacia informativa e mediática” no país.

Em declarações à Inforpress, à margem da sessão de abertura do ano lectivo 2019/2020 da UniPiaget de Cabo Verde, aquele responsável lembrou que quando veio para o país, em 2002, “a maioria dos estudantes” chegava ao ensino superior sem ter tido nenhum contacto com os computadores.

Um cenário que, segundo o mesmo, já foi invertido, mas lamentou o facto de “praticamente” todos os estudantes terem computadores em casa e “nem sempre os utilizar de forma mais feliz”.

Daí, anunciou, a aposta da instituição que dirige no ensino digital, com novas unidades curriculares, que vão ser ministradas em regime presencial e à distância.

“São inovações que acompanham a evolução de Cabo Verde. Hoje em dia a vida sem as tecnologias é muito difícil e nós reparamos que em muitos casos os jovens não sabem utilizar as tecnologias de forma adequado”, demonstrou.

Sobre o ensino superior em Cabo Verde, Wlodzimierz Szymaniak considerou que está na fase de consolidação, mas que é uma educação “nova, dinâmica e, “infelizmente, com alguns casos de falhas por falta de qualidade”.

“Penso que o ensino de Cabo Verde tem as possibilidades para ganhar a sua posição como uma referência internacional para toda a África Ocidental, recebendo estudantes da Guiné, Angola, Senegal, entre outros países”, observou.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração do grupo CV Telecom, José Luís Livramento, quem ministrou hoje uma aula magna intitulada “O papel das TIC na Educação/Formação Profissional”, salientou que as tecnologias têm impactos no perfil de saída dos estudantes universitários.

“Nós estamos num mundo em que as tecnologias de informação e comunicação são transversais a qualquer sector de actividade. Portanto, qualquer formando a nível do ensino superior terá, necessariamente, como perfil de saída o domínio das TIC”, referiu.

Para isso, sugeriu, os cursos devem ter unidades curriculares teóricas e práticas sobre as TIC, bem como experiências de laboratórios.

O PCA do grupo CV Telecom sugeriu ainda a utilização das novas tecnologias para atingir o “melhor perfil dos alunos”.

WM/CP

Dans la même catégorie