GNA ‘Only 300 businesses in Ghana meet criteria to participate in AfCFTA’ GNA SML’s electrononic systems will boost revenue assurance – Policy Analyst  GNA EU Ambassador pledges commitment to upgrade juvenile boxing in Ghana  GNA Medikal’s London concert could be a turning point for Ghana music globally – Akwaaba UK CEO GNA Stonebwoy’s ‘Livingstone Foundation’ shows kind gesture to talented autistic boy MAP Confederation of African Football Confirms RS Berkane’s Qualification for CAF Cup Final GNA Seventy percent of SMEs productivity lost to power crises in C/R GNA Ghana secures official recognition as member of Hand-to-Hand Fighting Sport GNA 2nd Edition of May Corporate Walk fixed Wednesday May 1 GNA Support Keta-Anlo area with sports complex – Bawumia urged

Santiago: Câmara de Santa Cruz realiza “Festival Milho com…” para promover o turismo rural e cultural


  4 Novembre      6        Economy (15144), Photos (3948),

   

Praia, 04 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz (Santiago) realizou, em Ribeira Seca, a primeira edição do “Festival Milho com…”, com a finalidade de promover o turismo rural e cultural, a gastronomia local e ainda para dinamizar a economia.
Em declarações à imprensa, o vereador da Cultura, Jaquelino Furtado, informou esta sexta-feira que tendo em conta que 01 de Novembro culturalmente é dedicado ao milho, mas que este ano, por causa da seca a produção é nula, e a edilidade inspirou-se num outro festival denominado “Banana com…” para promover a gastronomia à base de milho.
A iniciativa, que teve como palco o projecta “Rota da Carne”, em Ribeira Seca, segundo a mesma fonte, visa ainda dar a conhecer este espaço recentemente inaugurado e os produtos e produtores locais e ainda para promover gastronomia, mormente cachupa e carne assada.
O executivo camarário, que pretende realizar anualmente o “Festival Milho com…”, no feriado de 01 de Novembro, quer aproveitar do mesmo para promover a música tradicional, principalmente batuque, tabanca e funaná, sendo que nessa primeira edição abriu-se excepção a outros géneros musicais.
Na ocasião, o autarca avançou que a câmara tenciona levar “nos próximos tempos” o projecto “Rota da Carne” a outras localidades.
Os feirantes contactados pela Inforpress disseram que estão tendo um “bom negócio”, destacando a disponibilidade de produtos derivados de milho desde cachupa, xérem, massa com carne de bode, milho verde cozido e assado da cultura de regadio, pastel, camoca, bolos de milho e camoca, pipocas, sumo de milho, passando para outros produtos derivados do milho e ainda carne assada de porco e bebidas diversas.
Por seu lado, os visitantes aplaudiram a iniciativa da edilidade santa-cruzense, e que acreditam que vão passar o feriado nacional de uma “forma diferente”, na companhia de familiares e amigos, degustando “bons pratos” e ao som de boa música.
Já no município vizinho, São Lourenço dos Órgãos, a festa do milho que vem sendo organizada anualmente, desde 2009, na barragem do Poilão, mas que em 2018 teve como palco o mercado municipal de São Loureço dos Órgãos, com a introdução da componente assada, foi adiada 16 de Novembro.
A edilidade laurentina justifica o adiamento do denominado Festival de Milho e Assados com o atraso na produção do milho, associado à fraca queda da chuva registada este ano.
Entretanto, a câmara, em parceria o Espaço Padjudo, realizou hoje o festival de assados no mercado local, visando proporcionar um momento de convívio entre todos os munícipes e aqueles que, por esta altura do ano, deslocam-se a esse município do interior de Santiago.
No festival de assados estão disponíveis frangos “de terra”, carneiro, coelho e búzios grelhados e ainda carne assada e cachupa.
Paralelamente aos dois eventos, haverá actividades culturais, com actuação de vários artistas e animação musical de DJ.
FM/JMV

Dans la même catégorie