GNA Central Bank completes first proof of concept as part of Project DESFT GNA Government must protect Ghana’s interests in mining Sector – LMWG GNA We would help Ghana cut down on cable imports – Fenice Founder GNA Trade Minister calls for immediate halt to cement price increases GNA Government seeks to transform Ghanaian SMEs into millionaire companies MAP Tindouf Camps in Algeria, ‘Hotbed of Tension’ & ‘Ticking Bomb’ Threatening Region’s Security (Ivorian Paper) MAP Morocco Participates in Africa CEO Forum in Kigali MAP Arab Summit Commends Morocco’s Initiatives to Counter Terrorism, Extremism MAP Arab Summit Highlights Morocco’s Efforts to Resolve Crisis in Libya NAN Stakeholders canvass inclusion of women with disabilities in climate change policies

Saúde Pública” Dia Mundial da Saúde celebrada sob fortes ameaças à saúde humana”, diz SG do Ministério de Saúde


  7 Avril      18        LeaderShip Feminin (11285),

   

Bissau,07 Abr 22(ANG) – O Secretário-geral do Ministério de Saúde advertiu hoje sobre a necessidade de se ter em conta que o Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, está a ser celebrada sob fortes ameaças à saúde humana, não pelas doenças patentes mas também devido às alterações climáticas.

Cletche Na Isna discursava na cerimónia comemorativa do Dia Mundial de Saúde, que se assinala esta quinta-feira em todo o planeta.

O Secretário-geral do Ministério de saúde, disse que, na Guiné-Bissau além dos problemas da Covid-19, Paludismo, Tuberculose, VIH/Sida etc, que por si só constituem grandes preocupações no Sistema Nacional de Saúde, o país é agora abalado, de novo,pelo surto de Poliomielite, de que a Guiné-Bissau já havia se livrado.

Cletche Na Isna disse que é imperativo a consciencialização da sociedade guineense para a pratica de actos que visem a promoção de uma planeta saudável e sobretudo a promoção do bem estar social.

“Nesta ordem de ideias, deixo apelos no sentido de enveredarmos esforços para os melhores cuidados do meio ambiente e promoção de uma alimentação variada e equilibrada”, acrescentou.

O Dia Mundial de Saúde foi instituída pela Organização Mundial de Saúde, e em todos os anos é celebrada no dia 7 de Abril, e este ano as celebrações decorrem sob o lema: “Nosso Planeta, Nossa Saúde”.

Segundo a representante interina da OMS no país, Mie Okamura, a data tem como objectivo chamar a atenção para as prioridades específicas ligadas à saúde global.

Okamura sublinhou que a data assinala igualmente a criação da OMS na sua primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

“O tema deste ano, “Nosso Planeta, Nossa Saúde”, serve como uma chamada de atenção oportuna sobre a ligação entre o planeta e a nossa saúde, a medida que o fardo das doenças, transmissíveis e não transmissíveis, aumentam em paralelo com os crescentes desafios relacionados com as alterações climáticas”, disse Mie Okamura.

Dans la même catégorie