MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

SIPROFIS defende revisão da lei de reforma dos professores e nova grelha salarial para os professores


  6 Octobre      17        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 06 Out (Inforpress) – O presidente do Sindicato dos Professores da Ilha de Santiago (SIPROFIS), Abraão Borges, defendeu terça-feira a necessidade de revisão da lei de reforma dos professores e nova grelha salarial para a classe em Cabo Verde.
Este sindicalista defendeu esta posição em declarações à Inforpress, à margem do encontro com o ministro da Educação, Amadeu Cruz, que teve como finalidade apresentar ao governante um conjunto de medidas para melhorar a carreira dos docentes cabo-verdianos.
“O problema que nos trouxe aqui é a questão de alguns direitos que ainda não se resolveu então trouxemos um conjunto de propostas para esta melhoria, que é a questão, por exemplo, da nova grelha salarial para os professores, e da promoção automática, tendo em conta que caiu a vertente progressão e entrou a promoção”, referiu.
Durante o encontro, prosseguiu, o SIPROFIS apresentou igualmente propostas que visam melhorar a carreira dos mestres e doutores, valorizar e melhorar a carreira das monitoras do pré-escolar, garantir a reclassificação de todos os professores desde 2016, diminuição do rácio professor/aluno em tempos de pandemia.
De acordo com este responsável, o ministro da Educação mostrou total abertura na avaliação das referidas propostas sem, no entanto, estabelecer nenhuma data para possíveis alterações, tendo, por outro lado, afiançado a necessidade de os professores, à semelhança de outras classes, terem promoção na carreira.
“Pedimos também a questão da revisão da lei para a reforma dos professores, que vão para a reforma com um salário muito aquém. Se os professores que são pai de todas as profissões, vão para a reforma numa extrema pobreza, então é neste sentido que propomos ao Ministério da Educação que seja revista a lei de reforma dos professores”, indicou.
Tendo em conta que o debate parlamentar que arranca esta quarta-feira irá abordar a temática da educação, o SIPROFIS, segundo o sindicalista, espera que haja mais esclarecimentos da tutela sobre as pendências relacionadas com a reclassificação, subsídios da carga horária e enquadramento dos professores.
Questionado se o SIPROFIS se alinharia ao Sindep que hoje ponderou adoptar outras formas de luta como possível greve ou manifestação dos professores na resolução das pendências, Abraão Borges afirmou que o SIPROFIS alinha com os professores e defende os interesses dos mesmos e que os sindicatos irão proceder conforme a decisão dos docentes.

Dans la même catégorie