MAP HRH Prince Moulay Rachid Chairs Dinner in Meknes Offered by His Majesty the King in Honor of Guests, Participants at 16th SIAM GNA Propak supports Ghana’s aspirations to boost export of made-in-Ghana brands GNA Power Outages: Disability Federation calls for timetable GNA Ministry of Works and Housing launches BENCHH 2024 GNA Bulk Oil Distributors object to government’s plan to designate BEST sole off-taker GNA Prices of vegetables, and cereals up in Cape Coast GNA Ghana’s Seed Association AGM reflects moment of transition and growth GNA SWAG applauds Dreams FC’s incredible CAF Confederation Cup journey  GNA Captain One Golf Society gets financial support from fitness and wellness expert Roberta GNA MOYS commiserate with family of late Dr. Owusu-Ansah

Uni-CV realiza II Colóquio para reflectir sobre futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde


  25 Novembre      38        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza, hoje e sexta-feira, na Praia, o II Colóquio para reflectir sobre o futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde, com olhares de pesquisadores de diferentes países.
A informação foi avançada à imprensa pelo vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais Humanas, Vladimir Ferreira, à margem do II Colóquio sobre “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais” com a participação de vários países.
Segundo apontou, o evento surgiu quase dez anos após o primeiro colóquio, realizado em 2012, e tem como objectivo fazer um balanço da evolução da última década do País e também reflectir sobre as transformações sociais ocorridas após covid-19.
“É uma oportunidade para reflectirmos sobre as novas tendências de pesquisa no campo das Ciências Sociais, mas é também um colóquio que vinca a necessidade de um maior investimento do Estado nas Ciências Sociais, na pesquisa, na inserção profissional dos jovens que estão a formar nas Ciências Sociais”, assegurou.
Vladimir Ferreira considerou que é preciso repensar o sistema de financiamento do ensino superior, acrescentando ainda que é preciso recolocar as Ciências Sociais no contexto pós pandemia de covid-19, mas também num processo de crescimento e avanço do sistema neoliberal, que é um sistema dominante no mundo actual.
Daí que, de acordo com a mesma fonte, organizaram o segundo colóquio que envolve conferencistas de vários Países e diversos temas para serem abordados.
Para além do tema “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais: Desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”, os conferencistas vão também analisar temas “importantes” da actualidade como: cultura, turismo e desenvolvimento, democracia, partidos e eleições em Cabo Verde, em perspectiva comparada, desafios da democracia, crises institucionais, personalismo, centralismo e resiliências autoritárias no século XXI.
Conforme Vladimir Ferreira, o II Colóquio enquadra-se na reflexão sobre o futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde sobre os olhares de pesquisadores de diferentes países.
“A continuidade para o evento dessa natureza depende muito dos apoios e incentivos para tal. Precisamos que se invista mais nas Ciências Socias”, advogou.
Por seu turno, o antropólogo belga Pierre Joseph Laurent disse que é a primeira vez que está a realizar uma conferência sobre o livro “crioulização: A invenção de Cabo Verde”, e explicou que abordou o termo crioulização com o objectivo de compreender a história sobre bruxaria, assombração, ódio, finado em Cabo Verde.
O colóquio conta com 15 diferentes áreas temáticas divididas em grupos de trabalhos e mesas redondas.

Dans la même catégorie