MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Minha maior ambição é ver jovens a concretizar as suas ideias e a transformar Cabo Verde através do digital – Pedro Lopes


  21 Août      69        Société (45129),

 

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – Pedro Lopes afirmou hoje que a sua maior ambição enquanto secretário de Estado para a Inovação é de ver jovens cabo-verdianos a concretizar as suas ideias e contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde através do digital.
O governante fez estas declarações em entrevista à Inforpress, na sequência da sua selecção para a lista de inovadores e precursores de 50 países do continente africano, anunciada esta quinta-feira.
“Esta é uma notícia importante, porque Cabo Verde se afigura na lista, por isso, é que é importante que Cabo Verde esteja lá representado. É um orgulho partilhar a lista com outros jovens inovadores africanos, eles são o rosto da mudança do continente”, afirmou.
Pedro Lopes asseverou que a sua nomeação, na referida lista, o mérito é de todos que estão envolvidos na promoção do sector e que estão no terreno a desenvolver ideias e a concretizar projectos no referido sector.
Declarou que o seu maior objectivo no sector da inovação é ver verdadeiros talentos cabo-verdianos a conseguirem criar seu negócio através do digital em Cabo Verde e poder servir as pessoas não só em termos empresariais, mas também através das políticas governamentais.
Afiançou neste sentido que o Governo está a trabalhar na criação de condições para que os jovens tenham uma autoestrada para o mundo através do digital, lembrando que o executivo tem em curso projectos estruturantes que irão promover o sector.
Reconheceu, no entanto, que o sector da inovação enfrenta ainda desafios que considerou “normais”, realçando que Cabo Verde tem ainda um mercado pequeno, poucos investidores, capital de risco e com limitações para ter acesso a outros mercados e que para ultrapassá-los terá que continuar a caminhada que iniciou.
A lista possui uma representação dos homens e mulheres mais influentes no sector digital de 50 países do continente, espalhados por diversos sectores profissionais, como a educação, a saúde, a governação, entre outros sectores.
No grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além de Pedro Lopes foram seleccionados, Aniceto Carvalho de Angola, Frederico Silva de Moçambique e Aimonia Cabral da Guiné-Bissau.
O mais jovem dos inovadores e precursores de 50 países do continente africano é o nomeado Mohamed Sheriff Bah, da Serra Leoa, fundador do Tap Tap, um aplicativo de serviço para passageiros.

Dans la même catégorie