Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, participa no dia 29 deste mês na Cimeira dos Chefes de Estado Africanos e do Banco Mundial, que terá lugar, em Nairobi, Quénia.
Com base num comunicado a que a Inforpress teve acesso, por parte do Governo, o encontro visa “identificar em conjunto” as principais prioridades de financiamento em África e defender uma reposição “ambiciosa” dos recursos provenientes da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA, sigla em inglês) com foco nos objectivos de desenvolvimento sustentável do continente.
Lê-se ainda no documento que no final da reunião, os Chefes de Estado produzirão um posicionamento conjunto, o Comunicado Africano sobre o IDA 21 (Comunicado de Nairobi), delineando as direcções estratégicas do IDA 21 e defendendo uma reposição robusta ao abrigo deste IDA com uma meta de financiamento alinhada aos objectivos de desenvolvimento do continente.
A intenção, de acordo com a nota, é fortalecer uma cooperação entre os países africanos e seus parceiros internacionais.
O IDA é uma Associação Internacional de Desenvolvimento do Banco Mundial, que tem demonstrado “forte compromisso” com a agenda de desenvolvimento da África, explicou o Governo no documento.
“Desempenha um papel fundamental no estímulo ao crescimento económico, sendo uma das maiores fontes de ajuda ao desenvolvimento para a África, focando na redução da pobreza por meio de concessão de créditos e subvenções com juros baixos para programas e projectos destinados a impulsionar o crescimento económico, melhorar as condições de vida das pessoas e reduzir as desigualdades”.
A referida associação internacional está alinhada ainda, segundo a mesma fonte, com as principais prioridades da África, como igualdade de género, respostas rápidas a crises, capital humano, emprego, transformação económica e resiliência climática.
Nesta missão ao Quénia o governante vai ser acompanhado pelo coordenador da Unidade de Gestão dos Projectos Especiais, Nuno Gomes.