MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Operadores Turísticos defendem uma autonomia administrativa e financeira para Fundo de Turismo


  24 Août      35        Société (45129),

 

Bissau,24 Ago 20(ANG) – O Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau disse que o Governo deve ter a coragem de adoptar uma autonomia administrativa e financeira ao Fundo de Turismo para melhor servir e atrair o investimento para o sector, na base de transparência.

Jorge Cabral, em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG, disse que o referido Fundo foi criado por um Decreto desde 1983,sendo os seus regulamentos elaborados em 1989 mas que estes dois instrumentos nunca foram aplicados.

“O Governo deve desengajar-se do Fundo de Turismo a dotá-lo de uma a
utonomia administrativa e financeira de forma a melhor desempenhar o seu principal papel que é de subvencionar os operadores do sector”, referiu.

Aquele responsável sublinhou que enquanto o Fundo continuar sob a tutela da Secretaria de Estado do Turismo vai ser complicado compreender a sua verdadeira missão.

“Alguns funcionários do Turismo entendem que o dinheiro proveniente desse Fundo faz parte das suas receitas ou seja que pertence-lhes pelo que deve ser utilizado para o pagamento das despesas correntes”, explicou.

Jorge Cabral disse que a Associação dos Operadores Turísticos e Similares irá apresentar ainda esta segunda-feira à Secretaria de Estado de Turismo uma proposta para que o Fundo funcione conforme os objectivos que nortearam a sua criação, para que, juntos, possam mobilizar meios para o desenvolvimento do sector.

Informou que, de acordo com o Decreto Lei da sua criação, o Fundo de Turismo foi dividido em categorias sendo que a categoria A, deve pagar uma contribuição de oito por cento sobre o rendimento do operador, a categoria B , deve pagar seis por cento e a Categoria C, três por cento sobre o rendimento do operador.

Aquele responsável afirmou que o Governo forçou e aprovou em 2017, uma tabela em que os operadores turísticos passam a pagar o Fundo de Turismo num montante superior ao imposto sobre o rendimento.

Para Cabral o imposto sobre o rendimento dos operadores devia ser a maior contribuição que deviam pagar, ou seja é fixado em 25 por cento sobre o rendimento e mais 10 por cento do IGV.

Essa situação, segundo Jorge Cabral, não incentiva os investimentos no sector turístico do país tendo em conta que coloca a Guiné-Bissau numa posição de taxas mais alta na sub-região.

Jorge Cabral adiantou que já receberam da parte da Secretaria de Estado do Turismo uma proposta para a actualização da tabela de pagamentos do Fundo do Turismo e a taxa de Alvará.

Disse que a referida proposta já foi submetida à apreciação do Conselho Directivo da Associação na passada quinta-feira e foi igualmente discutido com os associados, no último fim de semana, e que, seguidamente, as recomendações produzidas vão ser remetidas à Secretaria de Estado do Turismo.

Dans la même catégorie