MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Boa Vista: Associação de jovens com projecto de distribuição de refeição quente durante seis meses


  24 Août      25        Société (45143),

 

Praia, 24 Ago (Inforpress) – A associação Grupo Jovens Solidários da Boa Vista tem em curso um projecto para distribuição de refeições quentes durante seis meses, para os que se encontram em situação “difícil”, devido à paralisação do turismo recorrente da pandemia.
Segundo o presidente da associação Lamine Rush, a ideia surgiu durante a pandemia, sendo que a ilha depende do sector turístico que está paralisado, pelo que, de momento, ainda “há centenas de famílias desempregadas e a passar por situações difíceis”.
Assim sendo, continuou este líder, o projecto que tem meta temporária até Fevereiro de 2021, vai levar refeições quentes cinco vezes por semana, sendo três no bairro Boa Esperança – duas vezes para idosos e uma vez para crianças, e ainda duas refeições no centro da cidade de Sal Rei.
Lamine explicou que apostam numa alimentação saudável com menu para a escolha das crianças, e os idosos assim como nos almoços têm opção de escolha nas refeições a serem acompanhadas de música ao vivo, e ainda psicóloga para falar sobre os problemas que atingem o mundo nomeadamente a covid-19.
“Trata-se de um projecto com algum custo, mas para cada mês procuramos um financiador, patrocinador ou um parceiro”, disse Lamine Rash que adiantou que tiveram a garantia do mês de Agosto graças ao patrocínio de uma empresa holandesa, que cobriu as despesas.
Por isso, para isso Lamine Rash garantiu que estão a correr atrás de mais financiamento para garantir a sustentabilidade do projecto até Fevereiro de 2021.
A nível nacional, o mesmo acrescentou que outras contribuições chegam das associações ambientalistas da ilha, Elisabete, a Casa Solita, Lanchonete Bom Gosto que cedeu o espaço para servir os lanches e jantares, e ainda Câmara Municipal da Boa Vista que cedeu o espaço do Centro de Dia para Idosos.
A mesma fonte informou que no primeiro dia deram 250 crianças pequeno-almoço, e no segundo dia 415. Isto, explicou que fez com que a meta antes estipulada em distribuir cerca de 300 pratos por dia, teve que ser adaptada à procura.
Entretanto a associação adiantou que vão reduzir esta campanha no início do ano lectivo, tendo em conta ao horário escolar dos mais novos, a saber somente aos finais de semana, mantendo, entretanto, o mesmo programa para os adultos.
Lamine Rash pede para que as pessoas acreditem no projecto dos 19 membros da AGJSBV e demais outros voluntários, que os congratula e parabeniza por aderirem a esta e outras causas, solidárias desde o início da pandemia.
“Quero que as pessoas acreditem no que queremos fazer, e que nos ajudem a encontrar outras pessoas a credenciar o desafio deste auxilio solidário, porque vivemos de ajudas”, sugeriu Lamine Rash observando que por agora estão a dar continuidade ao projecto mais na base do bater porta-a-porta.

Dans la même catégorie