MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Homenagem/Biaguê Na Ntan defende união no seio das Forças Armadas para “promoção da paz e desenvolvimento” no país


  1 Septembre      106        Société (45143),

 

Bissau 01 Set 20 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas Biaguê Na Ntan defendeu esta terça-feira a necessidade de se intensificar a união na sociedade castrense para que possam promover a paz, estabilidade e o desenvolvimento na Guiné-Bissau.

Biagué Na Ntan falava na cerimónia de felicitações
que recebeu dos três ramos das Forças Armadas, nomeadamente, Marinha de Guerra, Exército e Força Aérea, pela sua recondução nas funções.

Na Ntan recebeu tradicional “pano de pente” com o seu rosto, uma bengala e um certificado de reconhecimento com o rosto de Amílcar Cabral, fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana.

“A recondução não é apenas minha, mas também das Forças Armadas em geral, uma vez que os trabalhos que desencadeamos ao longo do meu percurso foram na base de equipa e sobretudo da união e vontade de fazer algo para melhorar a situação do país”, considerou aquele responsável.

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas anunciou que o seu lema para os próximos anos de mandato é a estabilização da Guiné-Bissau de forma a garantir o progresso nacional.

“Se não houver a estabilização do país, não podemos desenvolver, porque não teremos os investidores e muito menos teremos um clima de paz”, alertou Biagué Na Ntan.

Sublinhou que o momento é de acção e não de palavras e que por isso, as Forças armadas necessitam de maior número de quadros qualificados para que possam desempenhar, de melhor forma, as suas tarefas e para que possam estar aptos para enfrentar o mundo da globalização.

O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas pede aos guineenses a não levarem em consideração questões étnicas, de modo a evitar “complicações desnecessárias”.

Referiu que no período da Luta de Libertação, o fundamental era apenas a união nacional com a finalidade de vencer e pede que o mesmo volte a vigorar no país para a estabilização da nação.

Biagué Na Ntan disse que a tarefa de liderar é complicada e difícil, mas que vai, de novo, dar o seu máximo para ter mais sucessos nos próximos anos.

Por sua vez, o porta-voz dos três ramos das Forças Armadas, Papa Camará disse que as Forças Armadas em geral estão de parabéns porque o país está calmo com a nomeação de Biagué Na Ntan ao cargo de Chefe de Estado Maior.

Papa Camará pediu igualmente mais formações para as Forças Armadas e para Para-militares.

“Os presentes que damos ao Chefe de Estado Maior e ao seu vice, é um sinal de reconhecimento pelo trabalho que fizeram ao longo dos anos, também é uma forma de mostrar a nossa satisfação face a sua recondução no cargo. Esperemos que desta vez consigam preencher as lacunas do mandato cessante”, desejou Camará.

Prometeu que vão trabalhar na base de união para concretizar os seus objectivos e que, por isso, vão precisar de colaboração de todos.

Na cerimónia, presentearam Biagué Na Ntan com o tradicional “pano de pente” que tem o seu rosto, uma bengala que simboliza a sua liderança e um certificado de reconhecimento com o rosto de Amílcar Cabral.

Também presentearam o Vice-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Mamadú Nkrumah com um “Pano de Pente” na qual consta as palavras de Amílcar Cabral que incentivam o progresso.

Biague Na Ntan foi reconduzido pelo actual chefe de Estado,Umaro Sissoco Embaló, após ter desempenhado as mesmas funções durante o mandato de cinco anos do ex-presidente José Mário Vaz, entre 2014-2019.

Dans la même catégorie