MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Balanço/Cultura: Governo classifica 2020 com um ano “extraordinário e amargo”


  29 Décembre      18        Arts & Cultures (3089),

 

Cidade da Praia, 29 Dez (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas considerou que 2020 foi um ano “extraordinário” em termos de conclusão de alguns projectos, mas, ao mesmo tempo, um ano “amargo” por não conseguirem “socorrer”, na medida desejada, os criadores.

Em jeito de balanço do ano que está, praticamente, no fim, Abraão Vicente disse à Inforpress que 2020 foi um ano “extraordinário” em termos da concretização dos projectos que estavam em pauta e que não dependiam da interacção de pessoas.

Fez referência a inauguração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ribeira Grande de Santiago, Nossa Senhora da Luz, em São Domingos, Santiago Maior, em Santa Cruz e a conclusão para breve da Igreja Nha Santa Catarina, em Santa Catarina e de Nossa Senhora da Luz, na Ilha do Maio.

“As obras continuaram e acaba por ser um ano positivo com este amargo na boca de não conseguirmos socorrer, na medida em que deveríamos, como Estado, todos os criadores e artesãos e termina com um grande sucesso que é a Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde, que é a prova de resiliência do sector em Cabo Verde”, afirmou.

Por outro lado, o governante considerou que foi um “ano atípico” porque as salas de espectáculos, os museus e todos os espaços culturais foram fechados e foi cancelado o financiamento de grande parte dos eventos em que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas era parceiro.

Para Abraão Vicente, a realização de actividades como o Festival do Mindelact, Festival de Teatro do Atlântico, Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) acabam por provar a resiliência deste sector.

Para o governante, a normalização deste sector, que foi dos primeiros a encerrar em meados de Março por causa da pandemia do novo coronavírus, vai depender da implementação do Plano Nacional de Vacinação.

Abraão Vicente lamentou o facto de vários projectos do seu ministério, que deveriam arrancar ou concluir este ano, terem sido todos cancelados.

Neste sentido, frisou, com um corte orçamental à volta de 112 mil contos, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas vai focar, em 2021, na conclusão de projectos que já estavam em curso e em fase final.

Ficam de fora o dossiê de candidatura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património da Humanidade, o projecto de candidatura a Património Cultural Imaterial da Tabanka, e o projecto de candidatura a Património Cultural Imaterial das festas de São João.

O projecto de Património da Humanidade das ilhas inscritas na lista indicativa da Unesco, nomeadamente Vila de Nova Sintra, Ilha Brava, e a cidade de São Filipe, na Ilha do Fogo, também não serão executados.

AM/HF/DR

Dans la même catégorie