AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024 AIP Le ministre Siandou Fofana, invité spécial du choc OM Vs RC Lens dimanche AIP Les producteurs de cacao du département de Guiglo invités à s’inscrire dans l’agroforesterie MAP Le Forum de Dialogue des Magistrats Africains se penche à Addis-Abeba sur son plan d’action 2024-2026 MAP L’économie zambienne confrontée à des défis majeurs malgré la restructuration de la dette (économiste) MAP L’Angola abrite la 13ème édition du Festival international de Jazz MAP Afrique du Sud: le crime organisé suit les traces de la capture de l’État (Autorité) APS Une convention signée pour un plan d’apprentissage du “Senegal Power Compact” AIP Adama Bictogo en Turquie pour des rencontres bilatérales avec les plus hautes autorités politiques AIP Jean-Claude Coulibaly appelle les journalistes de Côte d’Ivoire à l’union

Cabo Verde referenciado no relatório da Solidariedade Olímpica como “líder mundial de inovação”


  28 Septembre      54        Société (45145), Sport (12738),

 

Cidade da Praia, 28 Set (Inforpress) – Cabo Verde foi referenciado no relatório da Solidariedade Olímpica de 2021 como “líder mundial de inovação” na realização de projectos sustentáveis, tendo como exemplo o curso de esgrima realizado em São Vicente, Santo Antão, SaI, Boa Vista e Santiago.
O curso, que beneficiou 43 formandos, foi promovido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) sob o comando do treinador da modalidade, André Pereira, campeão português de pentatlo moderno e mestrado executivo em Gestão de Organizações Desportivas.
No relatório da organização olímpica do COI, maior financiador do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e a Federação Cabo-verdiana de Esgrima foram referenciados como exemplo de inovação, depois de utilizar parte de equipamentos reciclados para realizar o curso, lançando a ideia para que outros países sigam o exemplo.
O documento, publicado no capítulo dedicado à “Estruturas administrativas sólidas e sustentáveis” e referente à “Gestão dos Comités Olímpicos e partilha de experiências”, elenca ainda os ganhos que país vem tendo e destaca a gestão do comité olímpico nacional, “que tem aproveitado de forma significativa e bem gerida dos programas disponibilizados pela Solidariedade Olímpica”.
“Nos últimos anos, o Comité Olímpico Nacional cabo-verdiano tem sido um líder mundial na imaginação e depois na implementação dos projectos típicos do século XXI, com a ambição de modelá-los e compartilhá-los com outros comités olímpicos nacionais”, refere o documento.
A mesma fonte frisa que, desde 2017, o COC tem estado activo na organização de cursos para administradores desportivos, destacando a realização, em 2019, do curso avançado de gestão desportiva.
“Numa nação insular, estes tipos de programas facilitam o sentimento de comunidade e ligação. Tal como os intercâmbios que tem realizado com São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau”, lê-se no documento.
De referir que em 2016 o projecto Verde Olympics foi referenciado como exemplo a seguir por outros comités olímpicos, no que diz respeito à ligação entre o desporto e a preservação ambiental.

Dans la même catégorie