MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Censo 2021: Consultor explica diminuição da população com aumento de emigração e decréscimo da taxa de natalidade


  15 Novembre      29        Société (45152),

 

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – A diminuição populacional em Cabo Verde de mais de 492 mil para 491.233, segundo o Censo 2021, deveu-se à saída de cerca de 10% de habitantes entre 2010 a 2021 para emigração e decréscimo da taxa de natalidade.
A afirmação é do consultor brasileiro e doutorado em demografia, Kaizô Beltrão, em declarações à imprensa quando explicava sobre o porquê do ateliê de apresentação dos temas do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), realizado hoje na Escola de Hotelaria e Turismo.
“A diminuição da população está ligada à migração, pois, teve um contingente grande de população a sair, o equivalente a 10%, entre 2010 a 2021, assim como o decréscimo da taxa da natalidade”, disse, realçando a importância de se saber dos dados populacionais com detalhes em diferentes temas, já que é preciso haver retenção dos habitantes no mercado de trabalho, segundo recomenda as Nações Unidas.
Kaizô Beltrão que considerou que o Censo 2021 foi completo por ter coberto várias áreas e por fornecer um retrato fiel da população nos diferentes temas, falou ainda sobre a importância de se ter os dados por forma a que o Governo possa fazer um bom planeamento e traçar políticas públicas que ajudam a combater as diferenças.
Conforme o especialista em demografia, o Censo 2021 mostrou que houve melhorias em relação ao de 2010, apesar de considerar que ainda assim as políticas tomadas não conseguiram chegar à população que está à procura de trabalho daí a necessidade de emigrar.
“A emigração deve-se à situação económica que cada um passa. A população quer um emprego melhor para uma vida melhor apesar de nem saber se vai encontrar isso no país de acolhimento”, acrescentou, realçando ainda a necessidade de políticas compensatórias para fazer face à emigração.
O consultor brasileiro, referiu-se ainda à taxa de emprego que no Censo 2021 é assinalado por diminuição, argumentando que tal deve-se a melhorias de políticas neste sector, no período entre os censos, já que o aumento da taxa de produtividade indica que há mais pessoas a trabalhar no arquipélago.
O ateliê realizado hoje visa analisar todos os temas do Censo 2021 e que tem que ver com crianças, migrações, estrutura da população, jovens e mercado de trabalho, deficiência, educação e formação profissional, idosos e envelhecimento da população, entre outros.
Os resultados do RGPH-2021 têm “imensurável importância”, uma vez que permitem facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo, no seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas.
Também facultam, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, a Mundial 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Africana 2063.

Dans la même catégorie