MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

10º Congresso Médicos CPLP/Ministro da Saúde defende que o país precisa de parceiros para colmatar problemas que o sector enfrenta


  5 Mai      61        Santé (15387),

 

Bissau, 05 Mai 22 (ANG) – O ministro da Saúde Pública (MSP) defendeu hoje que país precisa de parceiros da comunidade lusófona, de que faz parte, para ultrapassar as dificuldades que o sector da Saúde Pública enfrenta.
Dionísio Cumba falava, hoje , na cerimónia de encerramento de 10º Congresso de Comunidade Médica de Lingua Portuguêsa que decorria sob o lema: “Saúde Lusofona No Pôs-Pandemia-2022, desde quarta-feira, em Bissau.
O governante disse que, apesar de a Guiné-Bissau ser um país que precisa de apoio de seus parceiros do sector para evoluir, também tem trabalhado para acompanhar a evolução mundial da saúde pública.

“O país vai precisar de apoios dos médicos da comunidade para melhorar as diferentes áreas, e sobretudo para especialização dos seus técnicos”, disse Cumba.

Segundo o ministro da Saúde Pública, o Governo da Guiné-Bissau, está a trabalhar num projecto para o reforço da capacidade humana, apos ter feito uma intervenção na recuperação da estrutura do maior Centro Hospitalar do país, que entretanto, segundo Dionísio Cumba, ainda precisa ter serviços melhorados nas mesmas estruturas.

Cumba aproveitou o momento para convidar os técnicos de saúde da comunidade lusófona presentes no congresso para visitarem sempre o país e prestarem apoios necessários.

Por seu turno, o Alto Comissariado para a Covid-19, Tumane Baldé advertiu aos participantes que, constituindo uma família lusófona, uma das obrigatoriedades de todos é manter o espaço e unir os respetivos povos, para o bem dos seus filhos, e para que a língua portuguêsa e a cultura lusófona sejam, daqui a mil anos, presentes.

“E para que isso aconteça, os mais fortes dentro da comunidade, têm um papel importante de ajudar os mais fracos”, referiu Tumane Baldé.

Segundo a médica cirurgiã, dentista e especialista em emplante dentária, Elizabete Augusto Lé, as conclusões e recomendações adoptadas durante dois dias do congresso, têm a ver com a capacitação dos técnicos de saúde guineense , nos próximos tempos.

Decidiu-se, segundo ela, o reforço de treinamentos do pessoal médico, em diversas áreas em que a Guiné-Bissau se ressente de maiores carências.

Durante dois dias de congresso foram debatidos temas como saúde Lusófona-Pós-Pandemia, violência no exercício da medicina, língua como factor de coesão e a capacitação e o desenvolvimento do capital humano, entre outros.

Participaram no evento, Bastonários da Ordem de Médicos dos Países de Língua Portuguesa, Directores dos hospitais e representantes de Organismos Internacionais.

Dans la même catégorie