APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle

Brava: Formação em corte e costura supera expectativas dos formandos mesmo antes do final


  4 Février      20        Société (45140),

 

Nova Sintra, 04 Fev (Inforpress) – Os 12 formandos em corte e costura da turma em Nossa Senhora do Monte demonstraram quarta-feira a sua “satisfação” com a acção de capacitação, quando ainda falta mais de mês para a finalização da mesma.
Em declarações à Inforpress, Helkin Gomes contou que ingressou nesta formação para aperfeiçoar as técnicas e movido pelo desejo de saber mais na área, uma vez que já possuía um conhecimento básico sobre a costura.
E com dois meses e meio de formação, Helkin Gomes realçou que a mesma está a superar as expectativas do grupo, destacando o profissionalismo e a dedicação do formador, mas também a possibilidade e oportunidade de trabalhar em grupos o que lhes tem permitido a troca de experiências.
Segundo a mesma fonte, antes já trabalhava na área, mas simplesmente para fazer alguns reparos em roupas já prontas, mas após aperfeiçoar os conhecimentos, pretende abrir um ateliê e expandir os seus serviços, pensando até em empregar outras pessoas.
Entretanto, sublinhou que a sua maior preocupação é com a camada jovem que praticamente não tem aproveitado estas acções de capacitação, pois, conforme acrescentou, muitas vezes porque acham que não possuem experiência, apontando que “isso é algo que se aprende ao longo do percurso de aprendizagem e prática”.
Dirce Silva é uma outra formanda que diferentemente do Helkin não possuía nenhum conhecimento na área e se inscreveu mesmo por curiosidade e vontade de aprender coisas novas.
E nesta formação, contou com entusiasmo que já aprenderam muito, coisas que conforme a mesma “não tinha noção se era possível fazer tudo isso com pedaços de fazenda, linha, tesoura, …”.
Iniciando-se pela parte teórica, Dirce Silva elencou que aprenderam a desenhar e fazer moldes e a aplicá-los no tecido, cortaram e estão a juntar peças para fazer uma calça.
Ela não pretende fazer da costura um ramo profissional, mas também não quer que esta aprendizagem fique na gaveta, pretendendo arranjar os próprios materiais para depois costurar peças para uso pessoal e familiar.
Sobre a camada jovem, Dirce Silva realçou que esta “precisa acordar” e agarrar as oportunidades que surgem, pois, com a capacitação podem criar os seus próprios empregos, até porque, segundo a mesma, nesta área há um défice de profissionais na ilha o que seria uma “grande oportunidade” de investimento.
Por seu turno, o formador David Pereira avançou que a formação se iniciou a 23 de Novembro, prevista para finalizar em meados de Março e que esta turma é constituída por 12 formandos, mas há outra turma na Vila de Nova Sintra com 16.
E até este momento, indicou que o sentimento que vê nos formandos é de “realização”, baseado na dedicação e a boa vontade que estes têm apresentado.
Esta formação está a ser ministrada pelo programa CVE/081 da cooperação luxemburguesa em parceria com a delegação escolar da ilha e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Dans la même catégorie