AIP Présidentielle 2020: La coordination RHDP de Gbêkê 2 lance la précampagne du candidat Alassane Ouattara AIP Une campagne contre la poliomyélite lancée à Béoumi APS INONDATIONS : 1.903 MÉNAGES SINISTRÉS DANS LA RÉGION DE KAFFRINE APS AUTOSUFFISANCE EN RIZ : MACKY SALL MISE SUR LE RIZ DE PLATEAU APS AGRICULTURE : MACKY SALL DIT ÊTRE SATISFAIT DE L’ÉTAT DES CULTURES AGP Mamou/Présidentielle: Début de l’opération de distribution des cartes d’électeurs AGP Kindia/Présidentielle : 66 commissions administratives de distribution des cartes d’électeurs AGP Boké/Présidentielle: L’Union pour le Développement de Kakandé dit ‘’Oui’’ au Chef de l’Etat. AGP Matam/Présidentielle: Réunion du Comité Inter-Parti pour la distribution des cartes d’électeurs. AGP ootball/Binationaux : La FIFA permet à certains joueurs de jouer pour leurs pays d’origine.

CEDEAO/Conferência de Níger “não trouxe novidade” principalmente a nível do programa “Visão 2020” – FOSCAO


  9 Septembre      10        Politique (11208),

   

Bissau, 09 Set 20 (ANG) – O vice-presidente do Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO), Dionísio Pereira, considerou terça-feira que a 57ª Conferência dos Chefes dos Estados da CEDEAO “não trouxe novidade”, principalmente a nível do programa “Visão 2020”.

A “Visão 2020” da CEDEAO tem por objectivo criar uma direcção e meta transparentes para, de forma significativa, elevarem o padrão de vida dos povos através de programas conscientes e inclusivos que garantem um futuro melhor para a África Ocidental.

Segundo a inforpress, Dionísio Pereira lembrou que desde a sua criação, em Junho de 2007, que este programa estratégico não conseguiu atingiu os objectivos da sua criação, tendo, por isso, apelado os dirigentes africanos a auscultar as suas populações para a resolução do problema do continente.

Dionísio Pereira considerou que também não há qualquer novidade em relação às    tensões políticas em curso na Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Mali, sendo que neste último apontou que se deve reconsiderar as sanções económicas “excessivas, desproporcionadas e perigosas” contra o povo maliano.

De entre as conclusões da 57ª Cimeira dos Chefes do Estado, que terminou esta segunda-feira, 07, no Níger, destaca-se a reafirmação do engajamento a favor da promoção da paz e estabilidade na região.

Em relação à situação no Mali, prometeu assegurar um “rápido retorno à ordem institucional” no país, com uma transição política dirigida por um presidente e primeiro-ministro civil para um período de um ano.

Quanto à pandemia da covid-19, que tem afectado todo continente, a conferência enaltece a “boa gestão” pelos estados-membros, que se traduziu nas melhorias registadas no controle da pandemia na região.

Neste sentido, exortou os estados-membros, a propor uma estratégia urgente para a disponibilidade de uma vacina anti-covid-19

A CEDEAO é composta pelo Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Dans la même catégorie