MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Covid-19: ACLCC preocupada com suspensão do envio de doentes oncológicos para Portugal


  4 Février      28        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC) disse hoje que estão “preocupados” com a suspensão da transferência dos doentes oncológicos para fazer radioterapia em Portugal, devido ao aumento de casos da covid-19 naquele país.
Cornélia Pereira, que falava em declarações à Inforpress, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Cancro, disse que esta informação tem chegado à associação na voz de doentes que aguardam a evacuação médica para Portugal.
Portugal, que normalmente recebe os doentes oncológicos para a fase de radioterapia, neste momento têm registado um aumento de novas infecções por covid-19, e esta questão, informou, os “aflige” e dá um certo “desconsolo” às pessoas que terão que aguardar luz verde por parte de Portugal para poderem fazer esse tratamento.
“Isto é algo que nos aflige porque as pessoas estão a necessitar. A quimioterapia já foi feita, falta a radioterapia, mas de qualquer forma esses doentes vão sendo seguidos e medicados pelas estruturas de saúde nacionais, que vão acompanhando a situação e assim que for possível ocorrerá a evacuação”, adiantou.
Cornélia Pereira assegurou que a associação vai procurar acompanhar essa situação através do Centro de Dia.
Para a mesma fonte, os desafios para Cabo Verde são “enormes”, uma vez que, o cancro a cada dia vai “dizimando pessoas”, por isso é necessário focar na vertente da prevenção, informação e sensibilização.
“Este é um ponto fundamental de levar a informação para que as pessoas não sintam medo de se dirigir ao centro de saúde, assim que tiverem sintomas. Essa luta contínua, com certeza, com o apoio de todos porque o cancro não escolhe idade, raça e nem cor”, acentuou.
É pensando nisso que, para o mês de Fevereiro, a associação pretende levar mensagens de prevenção do cancro para a população infanto-juvenil das escolas básicas da Cidade da Praia e de Santa Cruz, no interior da ilha de Santiago, respeitando todas as regras sanitárias.
No seu entender, as crianças, pelo facto de terem uma “grande ligação” com a comunidade, com os seus pais e com os vizinhos são “bons mensageiros”.
Sendo assim, informou que no dia 12 a comunidade de Várzea acolhe uma palestra com a médica e coordenadora nacional do programa contra o cancro, Carla Barbosa, que irá tentar “despir” esse preconceito que ainda existe na sociedade sobre esta doença.
Ainda, no âmbito do plano de actividades da associação para este ano, avançou que o foco será na divulgação de informação através de ‘spot’ radiofónico e algumas campanhas de rastreio às comunidades.
“Vamos divulgar a partir de hoje spots na rádio, tanto comunitária, como nacional, para precisamente divulgar a informação aos doentes oncológicos para respeitarem as programações das suas consultas, para dirigirem-se às estruturas de saúde caso tenham sintomas fora do normal, estar atentos e não abrandar esta luta”, informou.

Cornélia Pereira aconselhou os cabo-verdianos a não “baixarem os braços”, para se unirem à associação para que essa luta se torne “mais dinâmica”.
Apelou ainda à colaboração de todos porque, conforme sublinhou, só a associação não consegue fazer essa caminhada.
“Peço a colaboração de todos os parceiros, os nossos sócios, as estruturas de saúde para de mãos dadas tentarmos levar esta luta mais à frente”, rematou.

Dans la même catégorie