MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Deputados consideram de razoável Orçamento da ANP para o ano 2021/2022


  2 Décembre      148        Politique (25373),

 

Bissau, 02 Dez 21 (ANG) – Os deputados de diferentes bancadas parlamentares consideraram de razoável o Orçamento da Assembleia Nacional Popular (ANP) para o ano económico 2022, estimado em 5 mil milhões e 480 mil francos cfa, representa um aumento de 380 milhões de fcfa, em relação ao orçamento do ano passado.
Agnelo Augusto Regala, da União para a Mudança (UM) disse que esse valor é razoável para a instituição, uma vez que está a assumir uma dinâmica, que é a criação do Gabinete do Cidadão.

Segundo Agnelo Regala, esse gabinete vai tornar o cidadão mais participativo no quadro legislativo assim como no funcionamento daquele órgão de soberania do país.

Afirmou que o seu partido vai aprovar o referido orçamento, mas antes vai apresentar alguns pontos de vista sobretudo no que diz respeito a gestão, que segundo ele, a ANP deve ser um exemplo naquilo que é a gestão da coisa pública e os deputados devem exigir que haja maior rigor na atividade sobretudo do Conselho de Administração.

Para o Vice-líder da bancada da Assembleia do Povo Unido-Partdio Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Paulo Bodjan o referido orçamento é « exequível » tendo em conta as necessidades de funcionamento da ANP .

Disse que a bancada de APU-PDGB está pronta para aprovar o orçamento da ANP porque, caso não passar, o funcionamento daquela instituição será comprometido.

Por sua vez, Hélder de Barros deputado do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau (PAIGC) considera que a ANP podia exigir muito mais num contexto diferente, mas tendo em consideração as dificuldades que o país atravessa é uma proposta razoável.

Abdu Mané, líder da bancada do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) também considerou normal e exequível a proposta do orçamento da ANP , revelando que há uma mudança que não existia no orçamento anterior.

Exaltou a iniciativa de criação do Gabinete do Cidadão, onde os cidadãos podem fazer críticas no sentido de melhorar e corrigir falhas, se existirem, para aperfeiçoar o funcionamento da própria Assembleia Nacional Popular.

“Não podemos ser alérgicos à crítica. O MADEM-G15 não tem medo da crítica. Os cidadãos são livres de criticarem o funcionamento normal e regular da ANP”, disse Mané.

João Alberto Djata, Vice-líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) disse que, apesar de algumas situações que precisam ser esclarecidas no debate do referido orçamento, de ponto de vista geral, trata-se de um orçamento aceitável, devido ao aumento das necessidades do parlamento, nomeadamente, a legislação, a produção no âmbito legislativo, a intervenção no âmbito da fiscalização e a modernização.

De acordo com Djata, o parlamento deve continuar a modernizar-se para poder corresponder com as exigências atuais.

Os deputados foram unânimes em dizer que antes da aprovação vão discutir o documento para se esclarecerem.

Dans la même catégorie