AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire

Director nacional da Saúde congratula-se com os resultados do IDSR-III no sector


  18 Février      56        Santé (15387), Société (45138),

 

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O director nacional da Saúde congratulou-se hoje com os “excelentes resultados” obtidos no IDSR-III e admitiu que alguns traduzem “ganhos” para o país no que tange ao cumprimento dos objectivos de desenvolvimento sustentável.
Artur Correia fez essas considerações em declarações à imprensa, após a apresentação esta manhã, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dos resultados preliminares do III Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR).
“Nos vários componentes de inquérito melhoramos a nossa situação. Na mortalidade infantil diminuímos a taxa para metade e o mesmo aconteceu com relação a mortalidade de menores de cinco anos, assim com na cobertura do pré e pós-parto”, disse, sublinhando por outro lado, que no que tange a pós-natal o país está a erradicar os partos fora da estrutura da saúde.
Em relação ao VHI/Sida, o director nacional da Saúde, avançou que os resultados vieram a confirmar toda a previsão parcial que vinha sendo feita ao longo do tempo.
“Apesar do aumento de notificados de casos nas mulheres, afinal a prevalência do VIH está a diminuir e passou de 0,8 por cento (%) para 0,6%. Isto é um grande ganho parta o país e nos permite caminhar com segurança para a estratégia de eliminação de transmissão mãe/filho no horizonte 2020”, afirmou.
No que tange ao aumento de casos nas mulheres, aquele responsável do sector da saúde, admitiu que já era previsível que a feminização da infecção, que vem acontecendo a nível mundial, tinha de acontecer em Cabo Verde.
Neste particular, avançou a existência de programas fortes de prevenção de transmissão a nível de mulheres, de estratégias de proximidade e nos grupos chave de maior risco, que têm demostrado que o país “está num bom caminho e que vamos, com certeza, melhorar mais”.
Artur Correia enalteceu o trabalho de todos os sectores para que estes dados fossem uma realidade e informou que, a partir deste ano, o país vai iniciar o tratamento de todos os diagnosticados como seropositivos, sem esperar pelos critérios clínicos e ideológicos em termos de carga viral.
PC/CP

Dans la même catégorie