MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Ensino/Fundação João XXIII doa materiais escolar para biblioteca do liceu Nacional Kwame N’krumah


  3 Février      112        Société (45129),

 

Bissau, 03 Fev. 21 (ANG) – A Fundação João XXIII / Casa do Oeste de Portugal entregou hoje um donativo constituído por materiais escolares para a biblioteca do Liceu Nacional Kwame N’krumah.

Na ocasião, o delegado da Fundação, e igualmente Director da Cooperativa Escolar São José, Raul Daniel Silva disse que a tarefa de ensino aprendizado é para todos os guineenses e que não estão lá para particularizar as escolas, acrescentando que devem ser criadas as condições, tanto para os professores como para alunos que possam ser proporcionado cada vez mais ensino de qualidade.

« O Liceu Nacional Kwame N’krumah tem, a partir de hoje, condições para criar matérias para alunos e professores, a exemplo da Escola São José. Convidamos aos responsáveis do Liceu e governantes no sentido de apoiarem este Liceu porque nenhum agricultor vai para o campo sem arado”, disse.

Raul Silva frisou que a Guiné-Bissau ratificou o acordo autográfico a nível de Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa(PALOP) mas que, até hoje, cada um continua a escrever a sua maneira, e que o Liceu Nacional, enquanto referência e património nacional deve ser capaz de levar os professores e alunos a respeitarem as regras deste acordo que estão nos livros entregues.

Disse ainda que, os responsáveis do Liceu devem solicitar o bom uso dos livros doados .

Idrissa Cassamá, Director do Liceu Nacional Kwame N’krumah agradeceu a Fundação pelo gesto e disse que é com enorme prazer que a direcção da sua instituição recebeu estes donativos em livros de todos os níveis para reequipar a biblioteca que deixou de funcionar há muitos anos.

Aquele responsável disse que esses materiais vão mudar significativamente o desempenho de todos os servidores daquela casa assim como a comunidade escolar pelo que promete fazer o bom uso dos mesmos.

O Director-geral do Ensino, Beto Gomes Lopes Embassa, em representação do governo agradeceu a Fundaçâo João XXIII e seu delegado Raul Silva pela resposta rápida ao pedido do Director do Liceu Nacional Kwame N’krumah Idrissa Cassamá.

Disse crer que essa cooperação entre duas partes terá pernas para andar tendo em conta a resposta rápida e sabia do representante da Fundação Raul Silva, em disponibilizar materiais que vão servir de suporte para professores, alunos e toda a comunidade educativa do país.

Beto Embassa louvou a iniciativa e pediu que não ficasse só no Liceu Kwame NKrumha já que a Fundação tem capacidade para responder às necessidades de acordo com as espectativas dos directores das escolas.

Os materiais escolares entregues ao Liceu Nacional resultaram de solidariedade de diversos professores de agrupamentos escolares do Conselho da Mafra e Sobral de Agraço de Portugal.

Dans la même catégorie