MAP Côte d’Ivoire/présidentielle: la procureure de la CPI « préoccupée » par les violences préélectorales APS MACKY SALL DISSOUT LE GOUVERNEMENT ET LIMOGE LA PRÉSIDENTE DU CESE APS MACKY SALL PRÉCONISE LA MOBILISATION DU FINANCEMENT DU PACASEN ET LA FINALISATION DU STATUT DE L’ÉLU LOCAL APS ELIMINATOIRES DE L’AFROBASKET 2021 : BONIFACE NDONG RATISSE LARGE POUR SA PREMIÈRE LISTE AIP Côte d’Ivoire-AIP/ 67 nouveaux cas de Covid-19 GNA Plan Int-Gh trains 150 PTA members to support children in e-learning AGP Gabon: Le Dr Achille Tchuitcheu Nadu installé à la tête du Centre-médical de Mandji APS MACKY SALL SOUHAITE LE RENFORCEMENT DES PROGRAMMES DE CAPACITATION DES JEUNES ANGOP Covid-19: Angola regista 203 novos casos APS « OCTOBRE ROSE » : UNE CAMPAGNE DE DÉPISTAGE DE L’AMICALE DES FEMMES DU JOURNAL LE SOLEIL

Especial 24 de Setembro/Guiné-Bissau celebra hoje 47 anos da independência


  24 Septembre      31        Société (24281),

   

Bissau,24 Set 20(ANG) – A Guiné-Bissau comemora hoje os 47 anos da proclamação unilateral da independência numa cerimónia que se realiza no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau com a presença de cinco chefes de Estado africanos.

Dentre os chefes de Estados convidados para o evento, dest
acam-se Muhammadu Buhari da Nigéria e Macky Sall do Senegal , cujas duas Avenidas da capital Bissau serão baptizadas com os seus nomes.
Os outros chefes de Estados hóspedes de Umaro Sissoco Embaló são os presidentes do Togo, Burkina Faso e da Mauritânia. Este último está em em Bissau desde quarta-feira.

As cerimónias comemorativas do Dia da Independência que devia iniciar às 11 horas registou um atraso de cerca de uma hora e dentre os convidados estrangeiros está o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva que chegou à Bissau na quarta-feira.

De acordo com o programa comemorativa do evento à
que a ANG teve acesso, o acto vai iniciar com a entoação do hino nacional da Guiné-Bissau, seguida de condecorações de diversas personalidades, uma parada militar e finalizar-se-á com a leitura de uma mensagem à Nação do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló e Parada Militar.

Posteriormente, âs 13,30 horas terão lugar a inuaguração das Avenidas Presidente Macky Sall, do Senegal e de Muhammadu Buhari, da Nigéria, seguido de um almoço oficial oferecido pelo chefe de Estado guineense aos seus homólogos, no salão do Palácio da República.

A Guiné-Bissau proclamou unilateralmente a sua independência no dia 24 de Setembro de 1973 nas Colinas de Boé, leste do país e Portugal viria a reconhê-la à 10 de Setembro de 1974.

Dans la même catégorie