MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Forças Armadas/PR aconselha militares à se distanciarem de questões políticas para se empenharem na promoção da paz interna


  13 Février      33        Société (45143),

 

Bissau, 13 Fev 23 (ANG) – O Presidente de República aconselhou no fim-de-semana aos militares à se distanciarem de questões políticas para se empenharem na promoção da paz interna.
Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa após visitas às diferentes unidades das Forças Armadas (Forças Aérea, Para Comando, Artilharia, Banda Musical, Defesa Antiaérea, Brigada Mecanizada, Hospital Militar, Exercito e Marinha), no âmbito de cumprimentos de Ano Novo.

“É fundamental que os militare
s fiquem distante das questões políticas, uma vez que o poder se conquista nas urnas e não nos quarteis. O mais importante é o progresso da Guiné-Bissau e bem-estar do povo guineense”, disse o Presidente da República.

Embaló salientou que os problemas da Guiné-Bissau não se evidenciam apenas nos quartéis mas também noutras instituições, particularmente nas áreas mais prioritárias, que são saúde e educação.

Acrescenta que estando o país nesta situação, “só a credibilidade pode ajudar na concretização da paz e estabilidade política com finalidade de seguir o rumo de desenvolvimento do país”.

Questionado sobre as suas constatações, o chefe de Estado guineense respondeu que o objetivo da visita não era para constatar algo uma vez que sabia de antemão das dificuldades com que se deparam as unidades das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló justificou que a razão principal da visita às diferentes unidades das Forças Armadas é para encorajar aos militares e incutir nas suas mentes que o seus deveres morais para com a pátria guineense é o maior motivo pelo qual devem trabalhar duramente para alcançar o progresso.
O chefe de Estado revelou que pretende efectuar uma Presidência Aberta, em Março próximo, durante a qual terá a oportunidade de visitar igualmente as unidades militares instaladas nas diferentes regiões do país.

“Nos últimos três anos muita coisa foi feita para melhorar as Forças Armadas, sobretudo no que tem que ver com a capacitação dos seus quadros, o melhoramento das suas infraestruturas, entre outras. Mas também existe ainda muita coisa por fazer , por isso, o empenho de todos é fundamental neste processo”, disse Umaro Sissoco Embaló.

Perguntado sobre a possibilidade de as Forças Armadas da Guiné-Bissau retomarem a participação em missões de manutenção da paz das Nações Unidas, disse que já se trabalha para o efeito tendo revelado que o país conta com ajuda de Portugal e França para a retoma da participação das forças militares guineenses nessas missões

Dans la même catégorie