MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Gasolina e gasóleo mais caros a partir de hoje com aumentos de quase 9%


  2 Mai      146        Economie (21006), transport (608),

 

Cidade da Praia, 02Mai (Inforpress) – Os preços do gasóleo e da gasolina aumentaram a partir deste domingo, com subidas de 11,60 e 14,10 escudos por litro, respectivamente, de acordo com a nova tabela de preços publicitada pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME).

De acordo com a ARME, o Governo decidiu no último mês de Março pela suspensão temporária da aplicação do mecanismo de fixação de preços dos combustíveis, a vigorar de 01 de Abril a 30 de Junho de 2022, ao abrigo o artigo 3º, n. 1 da Resolução nº 28/2022, de 25 de Março.

Deste modo, os preços máximos de venda ao público referentes ao mês de Maio, para o butano, gasóleo electricidade, fuel óleo 180 e fuel óleo 380, serão fixados considerando os níveis vigentes no mês de Abril.

De acordo com a nova grelha, para o gasóleo normal, gasóleo marinha e petróleo, foi fixado o limite de ajustamento em alta em 7,5%.

Em relação a gasolina, não foi imposta nenhuma restrição em termos de ajustamento, em relação ao resultado obtido pela ARME, em função da aplicação da fórmula de cálculo do preço de venda ao consumidor final, prevista no artigo 7º do Decreto-Lei n.º 19/2009, de 22 de Junho.

A nova tabela indica que, com excepção do butano, aos valores dos produtos previstos, são ainda acrescidos a fracção de recuperação parcial do défice gerado no mês de Abril e escalonado num período de 12 (doze) meses.

De acordo com a nova tabela de preços, o gasóleo normal passa a ser vendido por 146,10 escudos, a gasolina passa a 181,60 escudos o petróleo a 128,40 escudos, o gasóleo para electricidade a 115,00 escudos, o gasóleo marinha a 110,20 escudos, o fuel 380 a 102,60 escudos /kg e o Fuel 180, a 107,50 escudos/Kg.

O gás butano continua a ser vendido a granel por 177,10 escudos o quilograma, sendo que as garrafas de 3 kg custam 505,00 escudos, as de 6kg a 1062 escudos, as de 12,5 kg, a 2.213 escudos e as de 55 kg 9.739 escudos.

Outrossim, segundo a ARME, as cotações do butano, da gasolina, do gasóleo ULSD  e do fuelóleo 0,5% reduziram em 12,1%, 2,2%, 1,9%, e 5,5% respectivamente e o jet A1 registou um aumento de 4,2%.

Em relação a cotações do Petróleo, ARME explica ainda que durante o mês de Abril houve alguma volatilidade nas cotações do petróleo brent nos mercados internacionais, registando descidas médias de 4,78% (105,50 dólares), quando comparadas às do mês de Março (110,81 dólares).

Apesar da continuidade da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a descida dos preços do petróleo deveu-se à reacção dos mercados aos novos confinamentos na China face à crise pandémica, à acçãocolectiva da Agência Internacional de Energia e dos EUA em disponibilizar mais petróleo proveniente de reservas estratégicas.

Por Outro lado, à revisão em baixa do FMI quanto ao nível de crescimento económico, passando de 4,4% para 3,6%, o que terá reflexos nos níveis de procura do petróleo e, ainda, à decisão de OPEP+ de aumentar a produção em maio para mais 432 mil barris diários e à valorização do dólar contribuíram também para a descida dos preços do petróleo.

A nível da cotação do câmbio, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar (USD) e a referência para a aquisição dos derivados de petróleo em Cabo Verde, é a cotação do último dia (útil) EUR/USD da BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt).

A cotação do euro do último dia (útil) do mês de Abril registou uma depreciação acentuada de 5,02% (1,0545) face ao dólar, comparado ao câmbio do mês de Março (1,1102). Esta evolução do câmbio favorece a subida de preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, correspondendo a um acréscimo médio dos preços nos combustíveis de 4,90 por cento.

Dans la même catégorie