ACP Les ministres provinciaux de l’éducation invités à lutter contre les antivaleurs dans leurs entités ACP Sud-Kivu : 153 personnes touchées par la covid-19 en cette troisième vague ACP L’ambassadeur américain Mike Hammer visite le barrage d’Inga ACP Les journalistes de l’ACP appelés à améliorer leur rendement pour la promotion de l’agence ACP Le Président Félix Tshisekedi réitère la nécessité de travailler pour l’intérêt général ANP Célébration de la fête de Tabaski à Tahoua : Les commerçants satisfaits des retombées économiques ANP Le Premier Ministre reçoit le Représentant résident du PAM au Niger ANP Entretien entre le Premier Ministre et le tout Premier nouvel Ambassadeur des Pays Bas au Niger GNA Will Accra work again with street Hawkers? ANP Zinder : Les revendeurs ont réalisé de bonnes affaires à l’occasion de la Tabaski

Gestão de conflito/Secretário de Estado de Ordem Pública considera positivas acções de mediação em Pelundo


  17 Novembre      15        Société (34408),

   

Bissau, 17 Nov 20 (ANG) – O Secretário de Estado de Ordem Pública (SEOP), Mário Fambé considerou domingo de positivo, o processo de mediação de conflito de posse de terra registado nas povoações de Pantufa e Djolmet, na secção de Pelundo, região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.
Durante uma missão efactuada aquela localidade, na companhia do ministro da Administração Territorial e Poder Local, reuniram-se com os três régulos e populares pertencentes aquela comunidade nortenha de país, na tentativa de pôr fim ao conflito sobre posse de terra que persistia entre populares de diferentes tabancas daquelas comunidades.
Segundo Fambé, fez-se trabalhos de sensibilização dos chefes tradicionais e os populares em disputa no sentido de, antes de tudo, compreenderem que a terra, juridicamente, pertence a uma só entidade que é o Estado.

Os dois governantes ainda procederam a mediação sobre disputa de gados e o conflito criado por roubo de gados e outros bens materiais que opõe as comunidades das secção de Dabatiar a de Augusto Barros.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado de Ordem Pública Mário Fambé, não escondeu a sua satisfação pela atenção e vontade que os três régulos demostraram durante a busca de entendimento.

Para o governante, sentar-se a mesma mesa com as partes envolvidas no conflito, como forma de procurar o entendimento, é mais importante que recorrer à instância judicial.

Aquele responsável descreveu por outro lado, que a mediação de conflito na região de Cacheu foi bem sucedido, porque as partes colaboraram, adiantando que na próxima visita, vão constactar no terreno, como a terra está dividida entre as três comunidades.

Por sua vez, os três régulos
da Seção de Pelundo,de Dabatiar e Augusto Barros, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e prometeram trabalhar para acabar com os conflitos.

Dans la même catégorie