GNA PCs turnouts for debate not encouraging – NCCE GNA Vote massively for NPP in the December polls-Addai GNA Over 1,644 voters in E/R to take part in December 7, elections GNA Impressive turnout characterises special Voting at Nkoranza GNA Residents of Sefwi-Anhwiaso demonstrate against Chinese illegal Mining activities AIP La chefferie du département de Niakara reconnaissante au chef de l’État pour avoir sacrifié « son honneur et sa réputation » pour le peuple AIP La 22ème édition du prix Ebony reportée en janvier 2021 ANP Niamey : Le Premier Ministre reçoit le Sous-Directeur de l’Afrique Occidentale au Ministère français des affaires étrangères ANP Célébration à Dosso de la 7ème édition de la Journée Nationale de la liberté de Presse GNA Tema East NPP to report acts of violence to

Gestão de conflito/Secretário de Estado de Ordem Pública considera positivas acções de mediação em Pelundo


  17 Novembre      7        Société (25497),

   

Bissau, 17 Nov 20 (ANG) – O Secretário de Estado de Ordem Pública (SEOP), Mário Fambé considerou domingo de positivo, o processo de mediação de conflito de posse de terra registado nas povoações de Pantufa e Djolmet, na secção de Pelundo, região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.
Durante uma missão efactuada aquela localidade, na companhia do ministro da Administração Territorial e Poder Local, reuniram-se com os três régulos e populares pertencentes aquela comunidade nortenha de país, na tentativa de pôr fim ao conflito sobre posse de terra que persistia entre populares de diferentes tabancas daquelas comunidades.
Segundo Fambé, fez-se trabalhos de sensibilização dos chefes tradicionais e os populares em disputa no sentido de, antes de tudo, compreenderem que a terra, juridicamente, pertence a uma só entidade que é o Estado.

Os dois governantes ainda procederam a mediação sobre disputa de gados e o conflito criado por roubo de gados e outros bens materiais que opõe as comunidades das secção de Dabatiar a de Augusto Barros.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado de Ordem Pública Mário Fambé, não escondeu a sua satisfação pela atenção e vontade que os três régulos demostraram durante a busca de entendimento.

Para o governante, sentar-se a mesma mesa com as partes envolvidas no conflito, como forma de procurar o entendimento, é mais importante que recorrer à instância judicial.

Aquele responsável descreveu por outro lado, que a mediação de conflito na região de Cacheu foi bem sucedido, porque as partes colaboraram, adiantando que na próxima visita, vão constactar no terreno, como a terra está dividida entre as três comunidades.

Por sua vez, os três régulos
da Seção de Pelundo,de Dabatiar e Augusto Barros, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e prometeram trabalhar para acabar com os conflitos.

Dans la même catégorie