MAP Affaire des soldats ivoiriens détenus au Mali: la mission de la CEDEAO rencontre le président de la transition APS UCAD : LA RENTRÉE UNIVERSITAIRE REPORTÉE AU 10 OCTOBRE APS UN HOMMAGE DE KIM JONG-UN À SADIO MANÉ ? NON, IL S’AGIT D’UNE VIDÉO DÉTOURNÉE ANP Restructuration de la commission de la CEDEAO : Les députés communautaires édifiés sur les prérogatives du parlement de la communauté dans ce contexte ANP Des progrès enregistrés dans la réalisation des cibles annuelles des livrables ‘’, rapport de suivi semestriel de l’action gouvernementale ANP Vers la refonte du régime des retraites des fonctionnaires au Niger ANP Echange à Niamey entre le président Mohamed Bazoum et la vice- administratrice chargée des Politiques et Programmes à l’USAID GNA Government ready to diversify tourism programmes to boost earnings-Minister GNA National Muslim Conference to pool resources to develop communities GNA Ghana needs 11bn cedis to fight terrorist attacks – Kan Dapaah

Gestão de conflito/Secretário de Estado de Ordem Pública considera positivas acções de mediação em Pelundo


  17 Novembre      18        Société (39845),

   

Bissau, 17 Nov 20 (ANG) – O Secretário de Estado de Ordem Pública (SEOP), Mário Fambé considerou domingo de positivo, o processo de mediação de conflito de posse de terra registado nas povoações de Pantufa e Djolmet, na secção de Pelundo, região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.
Durante uma missão efactuada aquela localidade, na companhia do ministro da Administração Territorial e Poder Local, reuniram-se com os três régulos e populares pertencentes aquela comunidade nortenha de país, na tentativa de pôr fim ao conflito sobre posse de terra que persistia entre populares de diferentes tabancas daquelas comunidades.
Segundo Fambé, fez-se trabalhos de sensibilização dos chefes tradicionais e os populares em disputa no sentido de, antes de tudo, compreenderem que a terra, juridicamente, pertence a uma só entidade que é o Estado.

Os dois governantes ainda procederam a mediação sobre disputa de gados e o conflito criado por roubo de gados e outros bens materiais que opõe as comunidades das secção de Dabatiar a de Augusto Barros.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado de Ordem Pública Mário Fambé, não escondeu a sua satisfação pela atenção e vontade que os três régulos demostraram durante a busca de entendimento.

Para o governante, sentar-se a mesma mesa com as partes envolvidas no conflito, como forma de procurar o entendimento, é mais importante que recorrer à instância judicial.

Aquele responsável descreveu por outro lado, que a mediação de conflito na região de Cacheu foi bem sucedido, porque as partes colaboraram, adiantando que na próxima visita, vão constactar no terreno, como a terra está dividida entre as três comunidades.

Por sua vez, os três régulos
da Seção de Pelundo,de Dabatiar e Augusto Barros, mostraram-se satisfeitos com a iniciativa e prometeram trabalhar para acabar com os conflitos.

Dans la même catégorie