MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Idosa de 87 anos satisfeita com os cuidados mas quer os jovens a valorizar mais as pessoas idosas


  3 Octobre      23        Société (45129),

 

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – Luísa Mendes Tavares, de 87 anos, residente na Cidade da Praia, congratulou-se este sábado com os cuidados que os idosos têm recebido em Cabo Verde, mas pede mais valorização, sobretudo da parte dos jovens.
Beneficiária no programa “Viva os Idosos” do Movimento Jovens pela Paz, a iodosa participou hoje na conferência nacional intitulada “Proteção da pessoa idosa: envelhecer com dignidade”, promovida, na Cidade da Praia, pela Direcção da Inclusão Social alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que hoje se assinala.
A idosa declarou-se “muito satisfeita” com aquilo que considerou de “valorização do idoso por parte das pessoas com poder” e de forma participar com a sua participação no evento de hoje.
“Eu estou contente e feliz porque agora os idosos estão a ser valorizados, coisa que antigamente não acontecia. Antigamente as pessoas da minha idade eram inúteis e não valiam nada. Mas hoje estou satisfeita com aqueles que estão com poder para cuidar de nós” disse.
Beneficiária da pensão social mínima, Luísa Mendes Tavares conta que participa nas actividades do projecto Jovens pela Paz há vários anos e que graças a essas acções leva uma vida activa e saudável.
“Hoje em dia participo na corrida da liberdade, no carnaval e em várias outras actividades que me deixam feliz. Participo com gosto e convido outros que participem. Sempre que sou convidada para uma actividade, partilho o convite e a hora certa estou na estrada à espera dos transportes” disse a idosa que reside em Achada São Filipe.
E neste Dia Internacional Luísa Mendes Tavares aproveita para pedir a todos os jovens que cuidem dos seus idosos, seus pais, seus avós, porque, realçou, “os idosos são as raízes e os troncos que precisam de cuidados para garantir vigor dos ramos e das folhas”.
O movimento Jovens pela Paz considera que existe uma “clara tendência de descartar os idosos e impor-lhes o isolamento nas famílias”.
Por isso tem desenvolvido acções com vista contribuir para conter esta realidade e oferecer aos idosos oportunidade de serem úteis e aos jovens o privilégio de aprender e escutar o passado em pessoa, ao mesmo tempo educar para a relação pessoa a pessoa que tende de diluir com o eclodir das redes sociais e interações virtuais.
O objectivo, realçou a responsável, é contribuir para valorizar a dignidade e sabedoria dos idosos através do acolhimento e serviço aos idosos e interação com os jovens e as crianças.
Para o movimento, os idosos são uma fonte de sabedoria e memória do passado que pode iluminar o presente para construir um futuro de harmonia e sustentável que todos almejam
Para além de rodas de conversas, convívios entre os idosos e com jovens, o Movimento jovens pela paz, disponibiliza assistência médica e refeições quentes aos idosos de Safende, Ponta D’Água e Achada São Filipe, através do projecto “Viva os idosos”.
Dados do Censo 2021, citados pela directora da Inclusão Social, Fátima Gonçalves apontam uma população idosa em Cabo Verde de 49 .080 pessoas, sendo que 20.019 mil   são do sexo masculino e 29.061 do sexo feminino.

Dans la même catégorie