MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Líder de PUN diz que campanha eleitoral foi marcada por demonstração de poder económico e discursos tribalistas


  5 Décembre      17        Politique (25373),

 

Bissau,05 Dez 19(ANG) – O líder do Partido de Unidade Nacional(PUN), afirmou que as eleições legislativas e a primeira volta das presidenciais, puseram  em evidência dois “cancros”, que representam um perigo para a segurança do país como nação.
“Os dois cancros representam, o dinheiro e com os recursos aos discursos demagógicos, tribalista, religioso etc, utilizados pelos líderes políticos durante a campanha eleitoral”, revelou hoje Idriça Djaló em conferencia de imprensa.
Aquele político disse que, desde a abertura democrática no país, o dinheiro sempre esteve presente no coração desse sistema, para a compra da consciência dos eleitores, de forma a induzir as pessoas a votarem num determinado partido ou candidato.
“Todos os partidos o fizeram sem excepção. Aliás todos os partidos ou candidatos que têm meios de mobilizar dinheiros, utilizaram-no nas campanhas eleitorais”, afirmou.
Idriça Djaló sublinhou que chegou a altura de se interrogar das consequências desses dinheiros na política.
“Os referidos dinheiros têm origens bem claras. Primeiro, uma parte provem do tesouro público, ou seja o dinheiro de todos nós é apoderado por um grupo de pessoas para fazer a  política. E isso se verifica desde a abertura democrática em 1994”, disse.
A fonte do mesmo dinheiro, de acordo com o líder do PUN, pode advir de um grupo de pessoas com  poder de distribuir as florestas do pais, vendendo as madeiras e revertendo os fundos para os seus bolsos para meter na política.
“Ou ainda vendem as licenças de pescas nas zonas proibidas, através de autorização da faina para os navios que hoje em dia são proibidos de pescar em toda a parte do mundo porque têm redes que arrastam todas as espécies de peixes”, disse.
Idriça Djaló explicou que outra fonte de dinheiro tem a ver com o tráfico de drogas, acrescentando que em todos os países do mundo, tanto os mais grandes como pequenos, existem traficantes que decidem que vão viver na marginalidade das leis.
“Levam a cabo actividades perigosas como negócios de drogas e em contrapartida ganham muito dinheiro. Já ouvimos falar de grandes Cartêis e que têm redes espalhadas até as pequenas escalas”, afirmou.
O líder do PUN frisou, a título de exemplo, que a quantidade de drogas aprendidas ultimamente na Guiné-Bissau, já não é a obra de um pequeno traficante do país.
“Quando  falamos de centenas de milhões de euros provenientes de droga é porque existe a cumplicidade da alta esfera do Estado, porque os narcotraficantes não são pessoas loucas, têm responsabilidades como qualquer um”, disse.
Declarou que, quando os traficantes trouxem elevadas quantidades de drogas para o país é porque têm alguma contrapartida, salientando que essa garantia não são dadas por um zé povinho da Guiné-Bissau.
O político sublinhou que o último fonte de dinheiro pode advir de chefes de Estados estrangeiros que pretendem controlar o país e os seus recursos, e podem injectar dinheiro, apostar nas pessoas para chegarem ao poder.
O Líder do PUN afirmou que as consequências de tudo isso leva a classe política dirigente a perder a autoridade de representar, condignamente, o Povo que o elegeu.
“Esses dinheiros investidos na compra da consciência dos eleitores para votarem num determinado partido ou candidato é um perigo sério para a Guiné-Bissau”, disse.

Dans la même catégorie