MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’

Médica dentista defende aposta na literacia da saúde oral e melhoria na saúde pública em Cabo Verde


  3 Octobre      46        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – A médica dentista Carmelinda Gonçalves reconheceu hoje que a saúde oral dos cabo-verdianos tem melhorado, mas defendeu a necessidade de se apostar na literacia da saúde oral e melhoria na saúde pública no País.
Carmelinda Gonçalves, que é também presidente da Associação dos Médicos Dentistas de Cabo Verde, fez estas afirmações, em declarações à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial do Dentista que se celebra hoje, considerando que a data é muito importante porque assinala a existência de uma classe que labora há mais de três mil anos.
“Cabo Verde, alguns anos atrás só tinha um dentista, mas agora tem mais de uma centena e se nós formos ver os equipamentos eram outros, agora temos equipamentos de melhor qualidade, meios de diagnósticos mais importantes e temos profissionais que estão a investir nos seus equipamentos”, disse, defendendo, no entanto, a uma maior valorização da classe.
Destacou a importância da referida profissão que tem evoluído ao longo dos anos, cuja abordagem com os pacientes tem melhorado graças às novas técnicas e novas tecnologias tendo, entretanto, frisado que é uma profissão que acarreta alguns riscos.
“Estamos numa era digital, temos a odontologia a descobrir novas áreas, já se voltou para a parte mais estética e funcional da face. É uma área que foi muito desafiadora para o tempo que passamos na pandemia por causa da insegurança que a classe vivia em relação aos atendimentos dos pacientes, mas conseguimos dar a volta a esta situação”, declarou.
Entretanto, frisou que ainda há a necessidade de se apostar na literacia da saúde oral porque, justificou, há algumas questões relacionadas com a profissão que precisam ser desmistificadas.
“Já estivemos num patamar inferior, acredito que um dos desafios que temos actualmente é conseguir que a saúde pública cabo-verdiana melhore porque falar como está a saúde oral dos cabo-verdianos é tentar fazer uma análise da saúde oral nas diferentes ilhas que tem diferentes perfis epidemiológicos porque o panorama bucal é diferente ilha a ilha, região a região”, declarou.
Conforme ressaltou, apesar de actualmente o cabo-verdiano ter mais acesso, com a possibilidade de escolher os profissionais, há muito que fazer para a melhoria da qualidade da saúde pública e da qualidade de vida dos cabo-verdianos.
O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 3 de Outubro.
O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e à saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

Dans la même catégorie