AIP Communiqué du Ministère de la Santé et de l’Hygiène Publique : Point de la situation de la COVID-19 au 20/09/2020 APS VINGT-SIX NOUVELLES INFECTIONS DE COVID-19 APS MACKY SALL SOULIGNE L’IMPORTANCE POUR LES PRODUCTEURS DE CONSTITUER DES COOPÉRATIVES AGRICOLES AIP Les membres du Rotory de Daloa et de Bouaflé à œuvrer pour le bien-être des populations malgré la pandémie de la Covid AIP Les leaders communautaires de Man sensibilisés sur la pratique de l’avortement thérapeutique AIP Cinquante tricycles remis aux femmes du Gôh, dans le cadre du programme social du gouvernement AIP Le plan national de gouvernance expliqué aux acteurs de la société civile de Daloa AIP Une campagne de sensibilisation sur la prévention des conflits électoraux lancée à Man AIP Une coordination des cadres du RHDP de Ferkessédougou installée AIP Le Conseil régional du N’zi offre des complets de pagne aux femmes de la région

Novo ano escolar arranca com acções de formação em várias áreas para professores


  26 Août      10        Education (3518),

   

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – A directora nacional da Educação avançou hoje que os professores vão receber acções de formação em diferentes áreas, com destaque para as tenologias educativas, visando reforçar as suas competências e criação de salas virtuais para o novo ano lectivo.
Em declarações à Inforpress, Eleonora Sousa disse que até 30 de Setembro estão calendarizadas várias actividades de formação contínua aos docentes, nomeadamente adaptação ao novo ambiente de aprendizagem, utilização de plataformas e metodologias para o ensino à distância.
Durante este período, de acordo com a directora nacional de Educação estão previstas ainda a avaliação das aprendizagens, implementação da matriz curricular, destinadas aos docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico, equipas de supervisão pedagógica das Delegações e dos agrupamentos, encontros de Coordenação disciplinar do Ensino Básico e Secundário.
“O arranque do ano escolar é quando os professores retornam às escolas para preparar o ano lectivo, que é o momento em que as escolas recebem os alunos. Durante este mês os professores vão receber diferentes formações em diferentes áreas com destaque para as tecnologias educativas, em que os professores vão criar competências para utilizar e criarem uma sala de aula virtual”, afirmou.
Além da realização de actividades, o novo ano escolar prevê a preparação das escolas para receber os alunos no novo ano lectivo e providenciar todos os aspectos relacionados com a criação das condições das escolas, uma vez que, lembrou, este ano é um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus.
Adiantou, por outro lado, que está também previsto um encontro nacional de coordenadores do Pré-escolar e Coordenadores do 1º ciclo do Ensino Básico com o objectivo de socializar e trabalhar as orientações para o reforço da fase propedêutica no início do ano letivo 2020/2021 para o primeiro ano de escolaridade.
Conforme avançou, este ano o tema “Novo Contexto, Novas Oportunidades – Educação Digital para todas e todos” foi escolhido tendo em conta o contexto da covid-19 e a necessidade de se adequar aos desafios actuais.
Lembrou que o início do ano lectivo está previsto para o dia 01 de Outubro, mas que dependendo da evolução da situação sanitária do país esta data poderá modificar-se, adiantando que o Ministério da Educação já elaborou um plano com orientações que será apresentado na próxima semana.
“A organização, os horários para o novo ano lectivo serão diferentes, as turmas serão divididas para cumprir todas as medidas de distanciamento. Os alunos terão um horário de duas horas e há especificidades. Vamos adequar estas orientações de acordo com as especificidades de cada concelho”, afiançou.
Em Cabo Verde, estiveram matriculados para o ano lectivo 2019-2020 cerca de 12 mil crianças na educação pré-escolar, 114.883 na educação escolar pública, sendo 83.499 no ensino básico obrigatório (1.º ao 8.º ano) e 30.096 no ensino secundário (9.º ao 12.º).

Dans la même catégorie