AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024 AIP Le ministre Siandou Fofana, invité spécial du choc OM Vs RC Lens dimanche AIP Les producteurs de cacao du département de Guiglo invités à s’inscrire dans l’agroforesterie MAP Le Forum de Dialogue des Magistrats Africains se penche à Addis-Abeba sur son plan d’action 2024-2026 MAP L’économie zambienne confrontée à des défis majeurs malgré la restructuration de la dette (économiste) MAP L’Angola abrite la 13ème édition du Festival international de Jazz

Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal


  28 Mars      14        Politique (25378),

 

Bissau, 28 Mar 24 (ANG) – O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) felicitou Bassirou Dioaye Faye pela sua vitória com mais de 50 por cento dos votos nas presidenciais de domingo no Senegal.

A felicitação consta numa nota do Gabinete de Coordenador do MADEM-G15, produzido no dia 26 de Março corrente à que ANG teve acesso hoje.
“Dirigimos-mos a si para expressar as nossas mais calorosas felicitações pela sua recente eleição como Presidente do Senegal. Esta vitória é um testemunho da confiança e da esperança que o povo senegalês deposita em si para liderar o país rumo a um futuro próspero e inclusivo”, lê-se numa Nota do Gabinete do Coordenador do Madem G-15.

Braima Camará declara na nota que o MADEM-G15 aspira reforçar os laços de cooperação e amizade entre os dois países.

“Aceitamos com firmeza , que a partilha de experiências de melhores práticas contribuirá significativamente para o avanço e concretização dos nossos objetivos comuns na região. Estamos convictos de que, sob a sua liderança, o Senegal continuará a desempenhar um papel importante na promoção da paz, estabilidade e prosperidade da África Ocidental”, refere.

O Coordenador do Madem-G15 manifesta o interesse da formação política que lidera de colaborar estreitamente com o Governo do Presidente senegalês recém eleito, no sentido de explorar vias de cooperação bilateral.

Entre os 16 homens e uma mulher inscritos no boletim de voto, Bassirou Diomaye Faye acabou por ser o mais privilegiado. Ele era inspetor de impostos, tem 44 anos de idade, até há pouco tempo era desconhecido do mundo da política.

A retórica soberanista e pan-africanista de Faye, assim como as declarações contra a “máfia do Estado”, as multinacionais e o domínio económico e político, que considera ser exercido pela antiga potência colonial – a França -, granjearam-lhe um forte apoio entre os jovens, que constituem metade da população.

O Senegal é um país com uma população de 18 milhões de habitantes, faz parte da África Ocidental. De salientar que, sete milhões de senegaleses estavam inscritos para votar no domingo com finalidade de escolher o Presidente.

A dupla Sonko/Faye prometeu, caso seja poder, renegociar os contratos de exploração mineira e de energia que farão do Senegal um produtor de petróleo e gás natural a partir do final do ano

Dans la même catégorie