APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire

Porto Novo: Queijo curado do Planalto Norte tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo – PM


  6 Mars      53        Agriculture (4142), Entreprenariat (260),

 

Porto Novo, 06 Mar (Inforpress) – O queijo curado que se produz no Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão, tem qualidade para competir em qualquer parte do mundo, acredita o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
De visita ao Planalto Norte, neste sábado, o chefe do Governo teve a oportunidade de presenciar uma exposição de produtos locais, entre os quais, o queijo fresco e curado que se produz nesta zona alta do concelho do Porto Novo, onde a pecuária é a principal actividade.
“Planalto Norte é zona de criadores de gado. Pude assistir a uma exposição de produtos de grande qualidade que podem ser vendidos em qualquer parte do mundo”, avançou o chefe do Governo.
O presidente da câmara do Porto Novo disse, também, que o queijo do Planalto Norte é seguramente o melhor da África e está entre os melhores do mundo, lembrando que o queijo fresco recebeu o galardão “Slow CheeseAward”, atribuído pela Fundação Slow Food.
Os produtores do queijo do Planalto Norte têm o propósito certificar este produto, cujo processo está já a decorrer junto do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).
O representante dos produtores, António Lima, disse à Inforpress que se espera, para 2023, a conclusão do processo de certificação do queijo do Planalto Norte, que está a decorrer, há mais de um ano, junto do IGQPI, sendo provável que fique concluído no decorrer de 2023.
Com a certificação, os produtores dizem esperar que o queijo do Planalto Norte, que tem suscitado interesse de empresas estrangeiras, designadamente da Suíça e da Itália, possa ser exportado para o estrageiro.

Dans la même catégorie