AGP Six morts et 2 blessés dans deux accidents de la circulation à Essassa et à Kango APS CASAMANCE : UN LOT D’ÉQUIPEMENTS AGRICOLES REMIS AUX PAYSANS DU BLOUF APS UN ÉCRIVAIN ÉVOQUE LA CHALEUR HUMAINE DU SANDAGA DE SON ENFANCE APS COVID-19 : LES DROITS ET LA SANTÉ DES FEMMES « MIS À L’ÉPREUVE » (ENQUÊTE) ANGOP PR augura reforço da cooperação com Malawi ANGOP Covid-19: Angola sem registo de casos positivos nas últimas 24 horas MAP Souss-Massa: Les examens du Baccalauréat se poursuivent dans « d’excellentes conditions » (Responsable) AGP Dubréka-Société : 06 morts et 04 blessés sur la nationale N°3 à Gbantama. AGP Boké/Covid19: La SMB offre des matériels médicaux à l’hôpital régional. AGP Guinée/politique : Lancement du mouvement Nouvelle Génération Politique (NGP)

Santo Antão: Amupal mobiliza projectos para atenuar desemprego que afecta mulheres no Planalto Leste


  26 Juin      9        Société (20364),

   

Praia, 26 Jun (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, tem estado a mobilizar financiamentos para projectos locais, que visam atenuar o desemprego que afecta as mulheres dessa localidade, na sua “grande maioria” chefes de família.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, avançou que essa associação, que congrega no seu seio 40 mulheres, já conseguiu o financiamento junto da cooperação Luxemburguesa para o reforço dos equipamentos da unidade turística em Águas das Caldeiras, aberta há quase um ano.
Essa unidade turística, que já funciona em pleno, através da qual a Amupal tem conseguido empregar algumas mulheres, precisava de vários equipamentos, tanto para os quartos como para a cozinha, os quais foram já adquiridos no quadro do projecto de turismo rural e comunitário.
Trata-se de um projecto financiado pela cooperação luxemburguesa, no âmbito da qual a Amupal conseguiu, igualmente, o financiamento para a dinamização da unidade de transformação de frutas, que tem estado a ocupar um grupo de mulheres do Planalto Leste.
Os produtos transformados pela Amupal, como licores de eucalipto e pigmenta rosa, compota de cenoura, laranja e papaia dourada, doces, estão a ser comercializados em Santo Antão, devendo, em breve, começar a ser exportados para Sal, Boa Vista e Santiago.
Outros projectos estão a ser mobilizados com vista a reduzir o desemprego na camada feminina nessa comunidade, adiantou a responsável, admitindo a possibilidade de a Amupal assinar, dentro de pouco, um novo contrato com o Ministério da Agricultura e Ambiente, para a limpeza da floresta.
Outros projectos, nomeadamente a nível do artesanato e corte e costura, estão em vias de ser implantados pela Amupal, sempre com o propósito de reduzir o desemprego nas mulheres nesse planalto, muito afectado pela seca, segundo Josefá Sousa.

Dans la même catégorie