GNA Satellites advance to semi-finals of CAF Under-20 AFCON GNA Dr Awal pledges to accelerate Marine Drive Project GNA Traditional/religious leaders discuss ECOWAS Vision 2050 GNA AfCFTA will create more employment opportunities in pharmaceutical industry dpa/GNA Six Nations: France v Scotland postponed due to coronavirus outbreak GNA Footballers stand up against cyber mobbing in video GNA Tapir interrupts school exam in Malaysia by falling into drain APS UNE NOUVELLE HOULE DANGEREUSE ANNONCÉE SUR LA GRANDE-CÔTE APS YOUSSOUPH DABO CONTINUE AVEC TEUNGUETH FC ET ARRÊTE AVEC LES U20 APS PLUS DE 4.000 PERSONNES DÉJÀ VACCINÉES CONTRE LE COVID-19 (MINISTÈRE)

São Domingos: Governo disponível para apoiar autarquia na criação do Centro de Dia para Idosos – ministro


  4 Février      11        Santé (9401), Société (29215),

   

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – O presidente da câmara de São Domingos informou hoje que pretende criar um Centro de Dia para Idosos no concelho, um projecto que o Governo promete abraçar, assim como também apoiar no transporte dos cuidadores e dos idosos.
Isaías Varela apresentou o projecto ao ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, que esteve hoje de visita ao concelho de São Domingos, onde também manteve um encontro com os cuidadores do concelho e visitou algumas creches e jardim-de-infância
A nível de cuidados, segundo o presidente da câmara, o município conta com apenas sete cuidadores para atender 67 idosos, mas ainda há necessidade de assistir mais 100 idosos.
É neste sentido que, no âmbito do seu plano de actividade, a autarquia almeja criar um Centro de Dia, em parceria com a Igreja, Cruz Vermelha e outros parceiros, para dar esta resposta a nível de cuidados de idosos.
Outra dificuldade apontada pelo autarca e pelas cuidadoras prende-se com a questão de transporte, uma vez que as zonas são dispersas, o que dificulta a deslocação dos cuidadores e dos próprios idosos.
Por sua vez, o ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, demonstrou o desejo do Governo em aumentar, ainda este ano, o número de cuidadores para 50 por cento (%), ou seja, para 14.
Ainda, com o objectivo de “não deixar ninguém para trás”, informou que o Governo pretende abranger nos serviços de cuidados, nos próximos tempos, mais 120 idosos que vivem sozinhos em São Domingos.
Em relação ao transporte e a construção do Centro de Dia, Fernando Elísio Freire garantiu que este ano o município vai ser contemplado com transporte e ainda e o Governo vai continuar a trabalhar para melhorar o serviço de prestação de cuidados no concelho.
“É uma acção que queremos fazer para melhorar o serviço de cuidados. Sobre o Centro de Dia, o Governo está disponível no quadro da relação de apoio às famílias e da relação com a câmara de São Domingos no sentido de melhorar a prestação às famílias”, assegurou.
Questionado sobre o prazo para a resolução de todos os problemas apontados pelo presidente da câmara de São Domingos, o ministro disse esperar “todo o processo concluído ainda este ano e no próximo ano”.
“Estamos a desenvolver este processo porque é uma situação que não estava contemplado (…) e acreditamos que ao longo do ano de 2021 todos esses problemas podem estar resolvidos e também no ano de 2022, tendo em conta que temos um Orçamento do Estado que já foi aprovado, mas são situações que podemos introduzir no Orçamento para ano de 2022”, garantiu.
Fernando Elísio Freire assegurou que o Governo vai manter a mesma postura com a Câmara Municipal de São Domingos, comprometendo-se a ter uma relação institucional “adequada, leal e transparente”.

Dans la même catégorie