L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024 AIP Le ministre Siandou Fofana, invité spécial du choc OM Vs RC Lens dimanche AIP Les producteurs de cacao du département de Guiglo invités à s’inscrire dans l’agroforesterie MAP Le Forum de Dialogue des Magistrats Africains se penche à Addis-Abeba sur son plan d’action 2024-2026 MAP L’économie zambienne confrontée à des défis majeurs malgré la restructuration de la dette (économiste) MAP L’Angola abrite la 13ème édition du Festival international de Jazz MAP Afrique du Sud: le crime organisé suit les traces de la capture de l’État (Autorité)

Turismo/Ministério assina Memorando de Entendimento com empresas filiais de JC Sollarys Consultoria e Assessoria do Brasil e Portugal


  2 Septembre      58        Tourisme (369),

 

Bissau,02 set 22(ANG) – O Ministério do Turismo e Artesanato assinou hoje um Memorando de Entendimento com as empresas filiais de JC Sollarys Assessoria do Brasil e JCR Sollarys Lda de Portugal, visando a colaboração em algumas ações no âmbito de programas do desenvolvimento turístico no país.
O referido Memorando contém dez pontos, dentre os quais as duas empresas comprometem-se no âmbito da evolução da atividade turística no país, a desenvolver estudos sobre a viabilidade de utilização da energia eléctrica e a sua eventual instalação nos hotéis do arquipélago dos Bijagós e noutras regiões.
O Ministério do Turismo reconhece no Memorando a mais-valia dessas empresas na evolução positiva e com sucesso do Programa e compromete-se a considerar nos termos legais atuais ou que venham a ser definidos e considerados, a inclusão delas como prestadoras acreditadas dos referidos serviços e outros.

No Memorando consta ainda que o Ministério do Turismo e as Empresas comprometem-se que esta colaboração venha a resultar, o mais rápido possível, no acesso do Programa à todos os níveis, nomeadamente na contribuição económica positiva e significativa que o mesmo deverá representar para a Guiné-Bissau.

Consta ainda no Memorando que o Ministério do Turismo deverá facilitar dentro do quadro legal, o investimento turístico das Empresas nas ilhas do Arquipélago dos Bijagós e em outras regiões do país.

Os encargos financeiros decorrentes das ações realizadas no âmbito deste protocolo serão suportados pelas partes signatárias, sem prejuízos de obtenção de financiamento de terceiros.

Em declarações à imprensa no ato, o ministro do Turismo e Artesanato agradeceu a colaboração das duas empresas, brasileira e portuguesa, no sentido de trazer ao turismo guineense algo já experimentado e testado em África, concretamente em Moçambique.

Fernando Vaz salientou que o acordo com as duas empresas irá possibilitar a criação de fontes de energias limpas, verdes e amigas do ambiente no sector turístico guineense.

O governante disse que a Guiné-Bissau conta com 88 ilhas e que as suas interconexão em termos de energia tornaria extremamente mais cara se tivessem apenas uma central que produzisse e distribuísse para todos.

Acrescentou que, por isso, esta solução de energia alternativa, ou seja fotovoltaica, como por intermédio de água mini hídricas entre outros, será eventualmente a tecnologia mais apropriada para explorar nesse sector, particularmente nas ilhas de Bijagós.

Por sua vez, o representante das Empresas filiais JC Sollarys Assessoria do Brasil e JCR Sollarys Lda de Portugal, José Castro disse que operam no Brasil há mais de 12 anos, em áreas de energia sustentável e outras.

Disse que graças a transferência que fizeram das suas ações para Portugal e ai junto à Casa de Moçambique receberam o convite para trazer essa tecnologia para a Guiné-Bissau.

José Castro afirmou que a Guiné-Bissau tem enormes potencialidades no sector de turismo mas que, de facto, carece de energias sustentáveis, e que para esse efeito vão intervir para suprir as referidas carências e desenvolver o sector turístico no país

Dans la même catégorie