MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

Santa Catarina: Ministério da Cultura entrega tambores a quatro grupos da tabanca


  6 Août      22        Arts & Cultures (1938),

   

Assomada, 06 Ago (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu quinta-feira, na Ribeira da Barca, a cerimónia de entrega de tambores a quatro grupos de tabanca de Santa Catarina.
Trata-se dos grupos da tabanca de Boca Mato, Palha Carga, e Achada Leite, Charco e Ribeira Acima, Ribeira da Barca, que receberam dois tambores cada.
Na ocasião, o titular da pasta da Cultura explicou que a entrega simbólica desses instrumentos teve como objectivo empoderar os respectivos grupos para que não percam as suas características iniciais.
No entanto, admitiu que é preciso investir mais neste género musical e manifestação cultural de Cabo Verde, que é Património Cultural Imaterial Nacional.
Por outro lado, Abraão Vicente lembrou que desde 2017 o ministério que dirige tem estado a atribuir um subsídio de 200 contos anuais a todos os grupos da tabanca da ilha de Santiago e Maio, para aquisição de indumentária, instrumentos musicais, e na reabilitação das suas capelas.
Na ocasião, reiterou o propósito do Governo em trabalhar para que tabanca seja classificada nos próximos tempos como património imaterial da humanidade e de tornar Santa Catarina numa centralidade de festividades da tabanca, tendo em conta que nesse concelho há um conjunto de grupo mais forte tradicionalmente e enraizado nas comunidades.
Os responsáveis dos grupos, por seu lado, vêem neste gesto do ministério da Cultura um incentivo para continuarem a “manter viva” esta manifestação cultural de Cabo Verde.
É que, segundo os mesmos estes instrumentos vão servir o grupo da tabanca composto “exclusivamente” por crianças e adolescentes denominado “tabanquinha”, que acreditam não vão deixar morrer este este género musical.

Dans la même catégorie