MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

Santiago Norte: Inaugurados projectos hidroagrícolas das barragens de Faveta e Figueira Gorda


  2 Février      30        Environment (3678),

   

Achada Igreja, 02 Fev (Inforpress) – O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), inaugurou segunda-feira o sistema de aproveitamento hidroagrícola das barragens de Faveta e Figueira Gorda, que vai permitir que os agricultores tenham água para rega.
O acto da inauguração do referido projecto, que vai permitir que 82 agricultores de Faveta e 105 de Figueira Gorda passem a ter água para a rega, foi presidido pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, na presença do ministro do Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e presidentes das câmaras municipais de São Salvador do Mundo e Santa Cruz, Ângelo Vaz e Carlos Silva, respectivamente.
A obra na barragem de Faveta, em São Salvador do Mundo, custou 105 mil contos e contempla 52 hectares de área irrigada e na de Figueira Gorda, em Santa Cruz, à volta de 78 mil contos e prevê cobrir 335 hectares de área irrigada.
O projecto de aproveitamento hidroagrícola, a jusante das barragens a nível nacional, orçado em mais de 200 mil contos, de acordo o MAA, é um “investimento muito importante” para a valorização da água existente nas barragens.
O mesmo, segundo o MAA, irá permitir a instalação de um sistema de rega para as zonas de influência das barragens, modernização, aumento da produção agrícola, e, sobretudo, uma melhor gestão da água para rega.
Para o primeiro-ministro, esses investimentos vão ao encontro do que o Governo designou de “agricultura inteligente”, que, conforme explicou, deve estar adaptada às condições do País e de cada zona onde se pratica a agricultura.
O primeiro-ministro ajuntou que a “agricultura inteligente” passa pela água (água dessalinizada), energia solar, capacidade de trabalho e formação aos homens do campo.
Relativamente ao projecto hidroagrícola, ora inaugurado congratulou-se com o facto de, a partir de hoje, a água chegar a cada parcela dos agricultores dos dois municípios de forma “organizada e controlada” e com o sistema de rega gota-a-gota.
Por outro lado, afirmou, os dois investimentos vão dar respostas àquilo que são as necessidades do desenvolvimento, as necessidades concretas das pessoas que precisam de trabalho e rendimento para que possam cuidar das suas famílias.
Na ocasião, lembrou que o Governo está a fazer forte investimento na rega gota-a-gota, referindo-se ao programa de subvenção de instalação do sistema de rega gota-a-gota, num montante de 120 mil contos, que prevê atingir 60 por cento (%) ou mais de penetração de rega gota-a-gota a nível nacional.
Além dessa subvenção, em que cada agricultor a nível nacional vai beneficiar de um tecto máximo de 75 contos ou 2.500 metros quadrados de terreno, o primeiro-ministro lembrou que o executivo está ainda a dar incentivos fiscais e aduaneiros para aquisições de equipamentos para a agricultura.
Por isso, apelou aos agricultores para aproveitaram tais medidas destinadas ao sector e para utilizarem ao “máximo” o sistema de rega gota-a-gota, tendo em conta que, segundo ele, vai reduzir o custo de produção, aumentar a capacidade de utilização da água e com maior parcela irrigada.
Os agricultores dos dois municípios manifestaram a sua satisfação com a chegada da água nos seus campos e com a implementação do sistema gota-a-gota.
No entanto, pediram formação para que possam tirar melhor proveito do sistema de rega gota-a-gota, ora implementada.
O primeiro-ministro dará continuidade esta terça-feira à sua visita a Santiago Norte. Em São Miguel vai presidir à inauguração do sistema hidroagrícola da barragem de Principal, às 16:00, e a inauguração do troço de estrada de penetração na Ribeira Principal, às 17:00.
A visita culmina com a inauguração da obra de electrificação em Mato Gegê e Poilão de Engenhos, em Santa Catarina, agendada para às 18:00.

Dans la même catégorie