APS SENEGAL-AGRICULTURE / Saint-Louis: le DG de la SAED au chevet des agriculteurs de la zone du Diawel MAP Eliminatoires Mondial féminin U17 : « les joueuses marocaines déterminées à signer la victoire face à l’Algérie » (Younes Rabie) APS SENEGAL-CINEMA-UNIVERSITES / Festival film femmes Afrique : ”Inchallah a boy” projeté à l’Université Iba Der Thiam de Thiès MAP RDC: 35 morts et 37 blessés dans le bombardement des camps de déplacés au Nord-Kivu (nouveau bilan) Inforpress INE forma 117 agentes para IMC 2024 que tem como novidade a introdução do módulo Ambiente e Mudanças Climáticas Inforpress Alta Autoridade para Imigração capacita técnicos municipais no reforço dos mecanismos para integração dos imigrantes Inforpress Boxe: David Pina parte este fim-de-semana para Tailândia em busca de qualificação olímpica MAP Niger: Un Nigérian suspecté de meurtres et d’enlèvements arrêté dans le sud-ouest MAP Nairobi: Clôture du Sommet africain sur les engrais et la santé des sols avec la participation du Maroc APS SENEGAL-AVIATION-ACCIDENT-REACTION / Le trafic a repris ”normalement” à l’AIBD (Directeur général LAS)

Ilha do Sal: Presidente da Comissão de Recenseamento diz que adesão tem sido “satisfatória”


  19 Février      14        Politique (25467),

 

Espargos, 19 Fev (Inforpress) – O presidente da Comissão Nacional de Recenseamento (CNR), no Sal, Gilberto Évora considerou terça-feira que a adesão de pessoas ao serviço tem sido “satisfatória”, contando a ilha, neste momento, com mais de 16 mil eleitores recenseados.

“Apesar de ser um ano eleitoral, o processo de recenseamento na ilha do Sal tem decorrido, normalmente, ao longo dos anos”, disse, Gilberto Évora, referindo-se que comparativamente ao ano passado, tem-se registado, diariamente, um aumento de pessoas à procura dos serviços da Comissão de Recenseamento, destacando-se os jovens.

Explicou, que além do funcionamento normal, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00, a equipa do CNR local sai também para as localidades, aos fins-de-semana, recenseando e consciencializando as pessoas para a importância do recenseamento.

“Tem havido muita procura ao recenseamento, mas também, formamos uma equipa móvel com saídas aos fins-de-semana, às diferentes zonas e localidades da ilha. Neste momento, estamos perto de 17 mil eleitores inscritos, não obstante a mobilidade da ilha”, disse.

Baseado nesta cifra, considerando o número populacional, Gilberto Évora faz as contas, e diz que mais de 50 por cento (%) da população no Sal, está recenseada.

“É satisfatório, se considerarmos que mais de 50% da população tem menos de 18 anos”, fundamentou, acrescentando que actualmente, a Comissão Nacional de Recenseamento na ilha, não tem tido, nem passado por dificuldades de maior.

“Neste momento está tudo bem. Contamos com apoio da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), da Comissão Nacional de Eleições (CNE) … também temos uma ligação muito estreita com os partidos políticos que nos tem ajudado nesse processo”, manifestou.

Com mais de 20 anos à frente da Comissão de Recenseamento, no Sal, o responsável reiterou que face ao propósito de se conseguir maior número de pessoas recenseadas na ilha, a equipa local tem-se desdobrado às diferentes localidades de Espargos, nomeadamente aos bairros do IFH, Chã de Matias e África 70, Alto São João, Alto Santa Cruz, Pedra de Lume, Palmeira e Santa Maria.

“Vamos continuar a fazer essas deslocações porque todos os dias chegam pessoas à ilha do Sal. Vamos também ao liceu e às Forças Armadas”, concluiu, apelando, entretanto, às pessoas a se dirigirem à Comissão de Recenseamento, situada na Igreja do Nazareno dos Espargos, na praça 19 de Setembro, para recensearem e fazer as suas transferências.

“Um cidadão consciente dos seus deveres, direitos e obrigações deve estar recenseado. Actualmente, não há cartões de eleitor, mas o indivíduo fica cadastrado”, enfatizou, finalizando.

Dans la même catégorie