MAP La coopération avec le Maroc est exemplaire et en pleine expansion (ministre gambien des Affaires étrangères) MAP Guinée: 26 migrants morts dans un naufrage, le PM évoque « une « hémorragie migratoire » MAP L’initiative Royale pour l’Atlantique, une démarche visionnaire mobilisatrice de nouveaux potentiels de coopération et de co-développement (M. Hilale) MAP Migration irrégulière : 133 candidats interceptés au sud-ouest de Tan-Tan MAP La SADC examine les défis persistants aux frontières entre la RDC et la Zambie MAP Effondrement d’un immeuble en Afrique du Sud: le bilan s’alourdit à 12 morts (autorités) MAP Sénégal: Cheikh Abiboulaye Dieye, nouveau DG de l’Aéroport international de Dakar ANG Justiça/Aplicada prisão preventiva ao Deputado Manelinho por suspeitas de tráfico de drogas ANG Luta Livre/“Falta de pagamento de prémios aos atletas pode pôr em causa a participação do país nos Jogos Olímpicos”, diz Presidente da Federação da modalidade ANG Diplomacia /Presidente da República reitera que aliança entre Bissau e Moscovo se manterá para sempre

Ilha do Sal: Presidente da Comissão de Recenseamento diz que adesão tem sido “satisfatória”


  19 Février      14        Politique (25473),

 

Espargos, 19 Fev (Inforpress) – O presidente da Comissão Nacional de Recenseamento (CNR), no Sal, Gilberto Évora considerou terça-feira que a adesão de pessoas ao serviço tem sido “satisfatória”, contando a ilha, neste momento, com mais de 16 mil eleitores recenseados.

“Apesar de ser um ano eleitoral, o processo de recenseamento na ilha do Sal tem decorrido, normalmente, ao longo dos anos”, disse, Gilberto Évora, referindo-se que comparativamente ao ano passado, tem-se registado, diariamente, um aumento de pessoas à procura dos serviços da Comissão de Recenseamento, destacando-se os jovens.

Explicou, que além do funcionamento normal, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 16:00, a equipa do CNR local sai também para as localidades, aos fins-de-semana, recenseando e consciencializando as pessoas para a importância do recenseamento.

“Tem havido muita procura ao recenseamento, mas também, formamos uma equipa móvel com saídas aos fins-de-semana, às diferentes zonas e localidades da ilha. Neste momento, estamos perto de 17 mil eleitores inscritos, não obstante a mobilidade da ilha”, disse.

Baseado nesta cifra, considerando o número populacional, Gilberto Évora faz as contas, e diz que mais de 50 por cento (%) da população no Sal, está recenseada.

“É satisfatório, se considerarmos que mais de 50% da população tem menos de 18 anos”, fundamentou, acrescentando que actualmente, a Comissão Nacional de Recenseamento na ilha, não tem tido, nem passado por dificuldades de maior.

“Neste momento está tudo bem. Contamos com apoio da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), da Comissão Nacional de Eleições (CNE) … também temos uma ligação muito estreita com os partidos políticos que nos tem ajudado nesse processo”, manifestou.

Com mais de 20 anos à frente da Comissão de Recenseamento, no Sal, o responsável reiterou que face ao propósito de se conseguir maior número de pessoas recenseadas na ilha, a equipa local tem-se desdobrado às diferentes localidades de Espargos, nomeadamente aos bairros do IFH, Chã de Matias e África 70, Alto São João, Alto Santa Cruz, Pedra de Lume, Palmeira e Santa Maria.

“Vamos continuar a fazer essas deslocações porque todos os dias chegam pessoas à ilha do Sal. Vamos também ao liceu e às Forças Armadas”, concluiu, apelando, entretanto, às pessoas a se dirigirem à Comissão de Recenseamento, situada na Igreja do Nazareno dos Espargos, na praça 19 de Setembro, para recensearem e fazer as suas transferências.

“Um cidadão consciente dos seus deveres, direitos e obrigações deve estar recenseado. Actualmente, não há cartões de eleitor, mas o indivíduo fica cadastrado”, enfatizou, finalizando.

Dans la même catégorie