APS SENEGAL-AGRICULTURE / Saint-Louis: le DG de la SAED au chevet des agriculteurs de la zone du Diawel MAP Eliminatoires Mondial féminin U17 : « les joueuses marocaines déterminées à signer la victoire face à l’Algérie » (Younes Rabie) APS SENEGAL-CINEMA-UNIVERSITES / Festival film femmes Afrique : ”Inchallah a boy” projeté à l’Université Iba Der Thiam de Thiès MAP RDC: 35 morts et 37 blessés dans le bombardement des camps de déplacés au Nord-Kivu (nouveau bilan) Inforpress INE forma 117 agentes para IMC 2024 que tem como novidade a introdução do módulo Ambiente e Mudanças Climáticas Inforpress Alta Autoridade para Imigração capacita técnicos municipais no reforço dos mecanismos para integração dos imigrantes Inforpress Boxe: David Pina parte este fim-de-semana para Tailândia em busca de qualificação olímpica MAP Niger: Un Nigérian suspecté de meurtres et d’enlèvements arrêté dans le sud-ouest MAP Nairobi: Clôture du Sommet africain sur les engrais et la santé des sols avec la participation du Maroc APS SENEGAL-AVIATION-ACCIDENT-REACTION / Le trafic a repris ”normalement” à l’AIBD (Directeur général LAS)

PCA da recém criada empresa ADR promete optimização de recursos para a mitigação de escassez de água


  28 Juillet      128        Economie (21106),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração (PCA) da recém-criada empresa pública Água de Rega (ADR), Jaime Tavares Ferreira, prometeu a optimização de recursos para a mitigação de escassez de água, através de um sistema operacional e comercial.
O recém-empossado fez essa promessa na tomada de posse do novo Conselho de Administração da empresa Água de Rega, esta segunda-feira que foi presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro da Finanças, Olavo Correia, e na presença do ministro da Agricultura, Gilberto Silva.
“Pretendemos ser uma referência nacional na mobilização da água, assim como na optimização desse recurso, contribuído para a mitigação da escassez da água, através de um sistema operacional e comercial, actuando desde origem da água até ao ponto de entrega” , indicou.
Acrescentou ainda a utilização de melhores práticas de gestão e de operação reconhecidas internacionalmente para a optimização dos recursos hídricos em Cabo Verde, assim como garantir a abastecimento regular da água para os agricultores, através de taxa justa e equitativa.
Para a materialização desses objectivos, Jaime Tavares Ferreira informou que está na fase final a assinatura de um contrato de crédito entre o Governo de Cabo Verde e a Hungria, no valor de 35 milhões de euros, destinados à mobilização de água no país.
“Este projecto tem como objectivo a construção de infra-estruturas e aquisição de equipamentos como condutas de adopção, estações elevatórias, reservatórios de armazenamento, condutas de distribuição, aquisição e montagem de dessalinizadores para tratamento de água residuais”, precisou o empossado.
Por sua vez, o ministro da Agricultura, Gilberto Silva, disse que a criação desta empresa constitui um “passo fundamental” para a materialização da política do Governo em matéria da melhoria da gestão da água.
O ministro acrescentou que se enquadra igualmente na implementação das reformas atinentes ao domínio da água em Cabo Verde, ao aumento da resiliência e adaptação do sector agrário às mudanças climáticas.
“ Por conseguinte, temos que fazer de tudo dentro dessas reformas para que a gestão da água possa ser empresarializada em quase todos os domínios”, frisou.
O conselho de Administração da empresa Água de Rega, a ser presidido por Jaime Tavares Ferreira, vai ter Cláudio do Santos como administrador executivo e José Teixeira, como não executivo.

Dans la même catégorie