APS SENEGAL-ECONOMIE / Un comité régional de pêche artisanale mis en place à Louga – Agence de presse sénégalaise MAP La 20è Conférence arabe des chefs des autorités de la circulation, le 08 mai à Tunis MAP Le Maroc participe au Caire au Forum arabe sur le renforcement des efforts de lutte contre la corruption APS SENEGAL-COTEDIVOIRE-POLITIQUE / Bassirou Diomaye Faye sera à Abidjan, mardi APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Des officiers de seize pays du Golf de Guinée outillés en matière de cybercriminalité en milieu maritime MAP Sénégal: le Premier ministre Ousmane Sonko démissionne de son poste de maire de Ziguinchor (officiel) MAP Afrique du Sud: un ouvrier tué et 22 autres secourus dans l’effondrement d’un immeuble en construction (autorités) APS SENEGAL-SANTE-CLIMAT / Le changement climatique, plus grand défi sanitaire contemporain (sage-femme) APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’AS Douanes domine US Monastir et se relance APS SENEGAL-CULTURE / Itinéraires artistiques de Saint-Louis : le commissaire de l’exposition salue la visibilité offerte aux artistes

São Vicente: Operadores do turismo náutico preocupados com prorrogação das licenças


  14 Septembre      23        Développement durable (454),

 

Mindelo, 14 Set (Inforpress) – Os operadores do turismo náutico, no Mindelo, que estiveram hoje reunidos com o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), mostram-se preocupados com a prorrogação das licenças, uma vez que muitos já perderam a época alta.

A informação avançada à Inforpress pela administradora executiva do ITCV, Zilca Paiva, que disse estar “muito satisfeita” com a adesão dos operadores ao encontro realizado esta manhã, no Mindelo, e onde, assegurou, houve “contribuições interessantes” para a concretização de um documento de “Boas práticas sanitárias para o turismo náutico” em Cabo Verde.

Por outro lado, segundo a mesma fonte, sobressaiu a questão das licenças atribuídas, principalmente para a pesca desportiva, feita em conjunto com o Instituto Marítimo e Portuário (IMP).

“Os promotores estão a pedir às autoridades alguma flexibilidade no tocante à prorrogação das licenças, uma vez que alguns já perderam a época alta de actividade”, disse a gestora, garantindo que o ITCV procurará ver, juntamente com outras entidades responsáveis, o que poderá ser feito neste sentido.

Outras das preocupações levantadas têm a ver com o prazo para a retoma e como programar as actividades a curto e longo prazos e ainda a questão de se impor ou não a quarentena.

Zilca Paiva considerou não ser da competência do instituto atribuir uma data para a retoma, mas adiantou estarem os operadores conscientes da volatilidade da covid-19 e do facto de Cabo Verde ser um país receptor que depende de outros países emissores.

“Assim que houver as condições mínimas de segurança, tenho a certeza que as autoridades competentes, para o caso dos transportes aéreos o Ministério do Turismo, anunciarão a data de abertura”, asseverou.

Por agora, conforme a responsável, o ITCV pretende dotar os seus técnicos de mais condições para monotorização e fiscalização de um conjunto de questões relacionadas com as actividades recreativas e de lazer, que se tornam em actividades turísticas.

Após São Vicente, o instituto, afiançara Zilca Paiva à Inforpress, pretende realizar o mesmo tipo de evento na ilha do Sal, mas ainda sem data agendada.

A ilha do Sal é a segunda ilha com mais empresas no ramo do turismo náutico, após São Vicente, que detém 23 das 33 empresas no activo neste momento.

Dans la même catégorie